Sessão solene comemora os 40 anos do EJC Neves, propositura do vereador Raoni Mendes
Na tarde desta sexta-feira (16), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão solene comemorativa aos 40 anos do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia Nossa Senhora das Neves. Na ocasião, também foi entregue a Medalha de São Bento ao pároco da Paróquia Nossa Senhora das Neves, proposta pelo vereador licenciado Thiago Lucena (DC), além da entrega de diploma a membros e fundadores do movimento católico de Neves.
Thiago Lucena, secretário do Inova Centro, disse da alegria de participar da sessão em homenagem ao EJC Neves. “É um movimento que já resgatou muitos jovens e deixa no caminho o sentimento de querer ser sempre melhor. Essa sessão simboliza não só uma homenagem ao EJC da Paróquia de Neves, mas também a tantos movimentos e pastorais que existem na cidade e que possuem o mesmo intuito”, acrescentou.
O vereador licenciado disse que nada mais justo do que entregar a Medalha de São Bento ao EJC de Neves. “Como vereador licenciado e secretário, aonde eu estiver, eu serei sempre EJC. Nós sempre bateremos nessa tecla de honrarias e homenagens que fazem sentido, para publicizar para as pessoas a importância de ter um movimento como esse, que muda a vida de tantos jovens, consequentemente das suas famílias”, destacou.
O vereador Raoni Mendes (DC), autor da propositura, falou sobre a importância do EJC Neves para a cidade de João Pessoa. “Foi o primeiro encontro de João Pessoa, em que dez jovens foram à Recife ver como funcionava o EJC de lá e voltaram para implantar aqui na Paróquia Nossa Senhora das Neves, depois na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e assim sucessivamente. Hoje, o encontro envolve 34 bairros da cidade e várias Paróquias, um movimento em que os jovens fazem o EJC e dão seguimento na sua fé. Para nós, enquanto Câmara Municipal, é a certeza de que estamos linkados e, para mim, é uma dádiva poder entregar um Diploma simbólico desta Casa para reconhecer aqueles que fundaram o EJC e estão até hoje participando de algum movimento da Igreja”, afirmou.
“Para mim, é motivo de muita alegria. Das inúmeras manifestações que eu já recebi, essa é uma das que mais me toca, porque hoje em dia a gente não quer apenas alcançar essa vida terrena, nós buscamos a eternidade”, disse Betânia Valdadão, uma das fundadoras do EJC Neves.
O vereador Wamberto Ulysses (Republicanos) disse que, mesmo que nós estejamos afastados ou distanciados do movimento, uma vez que conhecemos essa força e fé, a nossa essência nunca mais se perde.
Haroldo Lucena, fundador do EJC Neves, falou do sentimento de participar de uma sessão em reconhecimento ao encontro. “É uma emoção grande, principalmente quando vemos que os frutos se desenvolveram e foram bem colhidos”, pontuou.
O vereador Carlão (PL) agradeceu ao movimento EJC. “Muito obrigado EJC, porque foi esse Deus que vocês me apresentaram que me fez fazer um voto na minha Comunidade Consolação Misericordiosa. A minha comunidade me apresentou um Deus de misericórdia e com essa misericórdia a gente vai seguindo, vivendo e andando”, colocou.
Por fim, o padre Allan Karlos, pároco da Catedral de Nossa Senhora das Neves m, concluiu dizendo do sentimento de receber a Medalha de São Bento. “É um misto de sentimentos, mas, sobretudo, de muita alegria e gratidão por essa história que há 40 anos salva vidas, a minha é uma delas. Eu sou filho do EJC das Neves e hoje tenho a alegria de ser pároco da Catedral. É um dia de muita alegria e ação de graças”, finalizou.
Cybele Morais