Projeto de Lei de vereador cria ‘O Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Déficit com Hiperatividade -TDAH1’
Foto: Paraíba Urgente
Defensor árduo das patologias crônicas e dos portadores e síndromes, o vereador Luciano Serrano o popular Nininho do Bode cria Projeto de Lei nº 92/2023, que cria O Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, que segundo o vereador autor, o projeto tem como objetivo de informar e conscientizar a população acerca da importância do Diagnóstico e da necessidade de adoções de ações voltadas conjunta voltadas para proporcionar uma melhor condição saúde e vida aos indivíduos portadores de TDAH.
Conforme ainda o vereador Nininho do Bode autor de projeto de Lei ressaltou também que o poder público poderá realizar campanhas de esclarecimento, reflexão e divulgações dos dados sobre o TDAH e seus portadores no âmbito do município, Nininho do Bode disse ainda que a cada dia é crescente o número de pessoas com Hiperatividade – TDAH, com isso, a promoção de atividades pelo poder público vai proporcionar uma qualidade de vida aos portadores de TDAH, acrescentou o vereador autor do projeto de Lei.
Como é uma pessoa hiperativa?
Sendo assim, pessoas hiperativas costumam ser desorganizadas. Elas deixam os cômodos desarrumados e objetos fora do lugar e não se lembram onde os colocaram durante o momento de distração. Da mesma forma, perdem objetos importantes, como chaves ou documentos, com frequência.
Alimente-se de maneira correta – Comer bem ajuda a diminuir a distração, hiperatividade e os níveis de estresse. Pequenas porções durante o dia, ingerir pouco açúcar, menos carboidrato e mais proteínas podem ajudar a reduzir os sintomas do TDAH.
Quais são os sintomas de hiperatividade?
- Inquietação e agitação.
- Falar demais.
- Ansiedade.
- Agressividade.
- Irritabilidade.
- Impulsividade.
- Falta de atenção.
- Dificuldade de absorver aprendizados, assimilar regras e compreender instruções.
- O que é uma pessoa hiperativa tem cura?
Justificativa
A medicina já detectou que os portadores de TDAH possui alterações na região frontal e suas conexões com o resto do Cérebro. Essa parte do cérebro é responsável por inibir comportamentos inadequados, como também pela memória, atenção autocontrole, organização e planejamento. O transtorno é reconhecido pela a OMS e há Consenso Internacional, publicado depois do debate sobre o tema, com profissionais e grupos de especialistas.
Contudo, os portadores de TDAH possui sintomas divididos em três grupos: 9 relacionados à Desatenção, 6 à Hiperatividade e 3 Impulsividade. Durante a infância, o TDAH se manifesta através de dificuldade na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores. Geralmente os meninos apresentam mais sintomas de hiperatividade, mas meninos e meninas com TDAH são desatentos.
Na adolescência, o transtorno pode ser caracterizado por dificuldades em lidar com regras e limites. Já na vida adulta, surgem problemas com desatenção, falta de memória e impulsividade. Muitos adultos com TDAH têm outros problemas associados, como abuso de drogas, álcool, ansiedade e depressão. É muito comum também que a predominância dos sintomas mude durante a vida, ou seja, uma criança muito imperativa pode se tronar um adulto muito desatento, alegou o vereador autor do Projeto de Lei Luciano Serrano o popular Nininho do Bode.
Paraíba Urgente