Nota de Esclarecimento – Prefeitura Municipal de Santa Rita
A Prefeitura Municipal de Santa Rita, através da Secretaria de Educação, vem a público esclarecer os fatos relacionados ao recente vídeo em que aparecem duas crianças com biscoitos nas mãos, alegando tratar-se da alimentação oferecida aos alunos da Escola Aníbal Limeira.
Segue o esclarecimento detalhado das averiguações realizadas:
1. Visita Técnica: o Assessor Jurídico John Lennon Gomes Pereira, que também preside a Comissão Permanente de Seleção, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação de Gestor Escolar, realizou uma visita técnica à Escola Aníbal Limeira, às 16h de ontem (08/05), com o objetivo de apurar a veracidade do vídeo recebido.
2. Constatações no local: ao chegar à escola, o assessor foi recepcionado pela supervisora do quadro efetivo, a Sra. Veridiana, que o conduziu até a cozinha para verificar as condições e o cardápio do dia. Foi constatado que, no turno da tarde, foi servido um nutritivo risoto de frango. Aproveitando a visita, também foi observada a preparação do lanche da noite para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que incluía macaxeira com frango.
3. Entrevistas com alunos: durante a visita, foram realizadas entrevistas com diversos alunos presentes, que confirmaram ter recebido o risoto de frango como lanche no horário da tarde. Essas declarações reforçam que as informações divulgadas não correspondem à realidade.
4. Esclarecimento sobre o vídeo: quanto ao vídeo que mostra duas crianças consumindo bolacha com água, cumpre esclarecer que, segundo investigações, elas haviam trazido o alimento de casa e optaram por consumi-los na sala de aula, não tendo relação com a alimentação fornecida pela escola. Contudo, a Secretaria Municipal de Educação irá investigar o real objetivo da produção desse vídeo, para tomar as devidas providências.
A Prefeitura de Santa Rita reitera seu compromisso com a transparência e a qualidade da educação, incluindo a alimentação escolar, estando sempre aberta para esclarecimentos adicionais que se façam necessários, e reafirma o compromisso em oferecer um ambiente educacional saudável e adequado para todos os alunos.
Por Bruno Senna, enviado ao Paraíba Urgente