Paris 2024: prefeita volta a prometer que vai mergulhar no Sena para atestar qualidade do rio
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, espera que seu mergulho no Sena convença os parisienses céticos sobre a qualidade da água. Ela anunciou novamente nesta terça-feira (30), durante a inauguração da piscina Georges-Vallerey, no 20º distrito da capital francesa, sua intenção de nadar no rio.
“Será um grande momento. Acredito que uma vez que isso seja feito, os parisienses estarão convencidos de que o Sena é um rio do qual cuidamos”, declarou Anne Hidalgo à imprensa.
Há meses as provas da Olimpíada a serem realizadas no Sena geram preocupação.
“Sim, vamos nadar, vamos fazer isso. Estamos trabalhando nisso, preparando o mergulho que acontecerá no bras Marie“, acrescentou, referindo-se ao braço do rio Sena no 12° distrito da capital.
A prefeita anunciou em janeiro sua intenção de mergulhar no Sena antes de especificar à agência Reuters, em março, que planejava o mergulho em 23 de junho, no dia olímpico e paralímpico.
“Vamos levar em consideração o clima, então estamos planejando um plano B em caso de tempestade forte no dia”, esclareceu.
Macron também vai entrar no Sena
Durante a inauguração da vila dos atletas, em fevereiro, o presidente da República, Emmanuel Macron, também prometeu nadar no Sena.
“Eu o convidei”, disse Anne Hidalgo. “Haverá belas surpresas entre aqueles que virão nadar conosco.”
No ano passado, Pierre Rabadan, adjunto responsável pelo esporte, Jogos Olímpicos e Paralímpicos e pelo Sena, nadou no rio.
“Pierre já teve a proeza de pular no Sena, e ele ainda está vivo”, disse a prefeita de Paris.
“No ano passado, antes mesmo de todas as infraestruturas serem entregues, o Sena era adequado para banho 70% do tempo de verão.”
Durante os Jogos Olímpicos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, o Sena deve receber as provas de triatlo e natação maratona.
O rio deve ser aberto para banho ao público em geral a partir do verão europeu de 2025.
RFI