EconomiaEntretenimento

Neurologista do Hospital Icaraí, certificado pelo Angel’s Institute alerta para os principais cuidados em relação ao AVC

O Acidente Vascular Cerebral ( AVC) é a principal causa de incapacidade e morte no Brasil, segundo explica o Dr. Guilherme Torezani, coordenador de doenças cerebrovasculares do Hospital Icaraí e do Hospital & Clínica São Gonçalo, responsável pela caminhada.

O Hospital Icaraí possui certificação internacional concedida pelo Angel’s Institute, em reconhecimento ao protocolo de combate ao AVC. A doença é a principal causa de morte no Brasil e pode acometer qualquer pessoa, independentemente de gênero, idade ou classe social.

Estudos indicam que uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida. Entre os fatores de risco estão: obesidade, sedentarismo, alcoolismo, hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.

“Entre os sinais de alerta estão o surgimento súbito de fraqueza, formigamento ou perda de sensibilidade em um lado do corpo ou do rosto, alteração da fala, tontura, desequilíbrio e distúrbios visuais. O reconhecimento rápido desses sintomas é essencial, já que, com estratégias adequadas, é possível reduzir o tempo ‘porta-agulha’ — intervalo entre a entrada do paciente no hospital e o início do tratamento — para no máximo 60 minutos, conforme os protocolos internacionais”, ressalta o especialista.

“O atendimento rápido e eficaz nos casos de AVC é fundamental para reduzir sequelas e salvar vidas”, completa o médico.

Por Lilian Christine, enviada ao Paraíba Urgente 

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo