Em Paris, Charles III visita obras da Notre Dame e mercado de flores “Rainha Elizabeth II”
Em seu segundo dia de visita a Paris, o rei Charles III defendeu, nesta quinta-feira (21), um compromisso maior entre a França e o Reino Unido para enfrentar a "emergência" climática. O soberano também visitou as obras de reconstrução da catedral de Notre Dame de Paris e o popular mercado de flores "Rainha Elizabeth II".

O rei Charles durante visita às obras da catedral de Notre-Dame. AP – Christophe Petit Tesson
No mercado de flores, Charles III ouviu “Viva o rei” de pessoas que passavam pelas ruas da capital. A lembrança de sua mãe, disse, está presente em toda a viagem. “As homenagens que prestadas em toda a França nos comoveram muito, tanto a minha família como a mim”, declarou o monarca britânico no Senado, onde esteve na manhã desta quinta-feira (21) e fez um longo discurso sobre as mudanças climáticas.
À tarde, Charles III e Camilla voltaram a se reunir com o presidente Emmanuel Macron e sua esposa em frente à catedral de Notre-Dame para ver as obras de reconstrução do monumento, parcialmente destruído por um incêndio em 2019. Os trabalhadores interromperam as obras por alguns minutos para observar os monarcas.
O casal real e Brigitte Macron também visitaram o subúrbio de Saint-Denis, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 2024. Na praça da catedral de Saint-Denis, alguns jogadores do Paris Saint-Germain e seu presidente, Nasser Al Khelaifi, entregaram ao rei uma camisa do clube parisiense com o nome do monarca.
A rainha e a primeira-dama francesa disputaram uma breve partida de tênis de mesa, antes de seguirem para um ateliê de alta-costura da marca Chanel.
Com sua visita de três dias à França, inicialmente prevista para março, o sucessor de Elizabeth busca fortalecer a aliança franco-britânica. Na véspera, durante um jantar em sua homenagem no Palácio de Versalhes, o rei fez um apelo diante do presidente Emmanuel Macron para que França e Reino Unido “revitalizem” os laços prejudicados pela saída britânica da União Europeia (UE).
A aliança entre os dois países é “vital” para enfrentar os “desafios” do mundo, afirmou Charles III. Quanto à “agressão injustificada” da Rússia na Ucrânia, Charles III declarou a “determinação” de Londres e Paris para que Kiev “vença”.

Camilla e Brigitte têm programa paralelo
A chuva não desanimou os curiosos que se aproximaram pela manhã da Biblioteca Nacional, visitada por Camilla ao lado da primeira-dama francesa. Depois de verem um vestido da cantora francesa Edith Piaf e manuscritos de William Shakespeare e de Victor Hugo, ambas apresentaram um prêmio literário franco-britânico.
“Espero que este prêmio mostre que Victor Hugo foi injusto conosco quando disse que a Inglaterra tinha poucos livros”, brincou a rainha. A viagem do monarca britânico continuará na sexta-feira em Bordeaux (sudoeste) com uma agenda mais concentrada no meio ambiente.
Com informações da AFP