Mundo

À CNN, embaixador de Israel diz estar desapontado por Brasil não “condenar” ataque do Irã a Israel

"Espero que não vamos ter que continuar com este tipo de mensagens", disse Daniel Zonshine

Irã lançou um ataque com drones contra Israel em um ato de retaliação, neste sábado (13). “Compreendemos essas ameaças e já lidamos com elas no passado”, afirmou o porta-voz das forças armadas israelenses, Daniel Hagari.

Militares israelenses estimam que pelo menos 200 drones e mísseis foram lançados. Equipes da CNN em Israel relatam barulhos de sirenes e explosões nos céus do país.

Segundo as Forças de Defesa de Israel, a ameaça sobre o espaço aéreo do país já estava sendo monitorada pelas autoridades. Os serviços de GPS devem ficar indisponíveis em algumas áreas do território israelense para que os militares possam lidar com a situação, de acordo com o porta-voz Hagari.

Grande parte dos artefatos foi interceptada. Na ONU, o Irã declarou ter encerrado a “resposta” em retaliação.

“Estejam vigilantes e sigam as instruções do Comando da Frente Interna”, pediu o porta-voz à população.Israel afirma ser alvo de ataques de drones de Irã | AGORA CNN

Mais cedo, antes das falas do porta-voz confirmando os ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, emitiu um comunicado dizendo que o país estava preparado para eventuais ataques iranianos.

“Determinamos um princípio claro: quem nos ferir, também será ferido. Nos defenderemos contra qualquer ameaça e faremos isso com equilíbrio e determinação”, afirmou o primeiro-ministro.

Em sinal de apoio dos Estados Unidos, a Casa Branca disse que o presidente Joe Biden se reuniria ainda este sábado com sua equipe de segurança nacional para tratar da questão e que o apoio americano ao aliado no Oriente Médio é “inflexível”.

“Os Estados Unidos estarão com o povo israelense e vão apoiar sua defesa contra os ataques do Irã”, frisou a Casa Branca em comunicado.

Malicioso regime sionista será punido, diz Khamenei

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse neste sábado (13) que o “malicioso regime sionista” será punido.

A retaliação acontece após o ataque de supostos aviões de guerra israelense que bombardearam o consulado do Irã na capital síria, Damasco, no dia 1º de abril, num ataque que a República Islâmico disse ter matado sete conselheiros militares.

“O próprio malicioso, que é todo maldade, maldade e erro, acrescentou outro erro aos seus próprios erros ao lançar um ataque ao consulado iraniano na Síria”, disse Khamenei após os ataques em Damasco.

* Publicado por Douglas Porto, com informações da CNN Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo