Mundo

Futebol: PSG conquista seu 11º título do campeonato francês em empate com o Strasbourg

O Paris Saint-Germain conquistou neste sábado (27) o 11º título do campeonato francês, um recorde alcançado com o empate com o Strasbourg (1-1), com um gol marcado pelo argentino Lionel Messi, em um lance com seu companheiro de ataque Kylian Mbappé.


PSG conquista seu 11° título do campeonato francês, batendo o recorde até então do Saint-Étienne. Paris, 27 de maio de 2023.
AFP – JEAN-CHRISTOPHE VERHAEGEN

Depois de uma temporada de crises, o PSG conquistou finalmente este título que lhe permitiu ultrapassar o Saint-Étienne, dez vezes campeão francês.

Messi, regularmente criticado no Parque dos Príncipes desde a eliminação pelo Bayern de Munique, caminha para encerrar sua participação junto ao clube com uma boa performance estatística: 16 gols e 16 passes decisivos na L1, como é conhecida a 1ª divisão do futebol francês.

Assim como Messi, o PSG não teve que se esforçar muito frente ao Strasbourg, que conseguiu se manter na elite do futebol do país com o empate. O time do leste da França chegou a 40 pontos, sete a mais que o Nantes (17º), e não corre mais o risco de ser rebaixado.

O Strasbourg empatou graças a um ex-jogador do PSG, Kevin Gameiro, que aproveitou um rebote do goleiro Gianluigi Donnarumma, aos 33′ do segundo tempo.

O treinador Christophe Galtier conquista, assim, o bicampeonato, dois anos depois de ter treinado o Lille contra o PSG de Thomas Tuchel, e depois de Mauricio Pochettino. Mas ele não deve integrar o novo projeto do clube, em que Mbappé ocupará um lugar ainda mais importante.

Papin

A estrela do clube parisiense, no entanto, não conseguiu ampliar sua vantagem sobre Alexandre Lacazette, atacante do Olympique Lyonnais (OL), na corrida ao título de melhor artilheiro. Mbappé tem 28 gols contra 27 do capitão do Lyon antes da última rodada.

Resta, portanto, um desafio para o PSG: ajudar seu capitão, em substituição a  Marquinhos, lesionado,  a conquistar o quinto título consecutivo de artilheiro, igualando o feito de Jean-Pierre Papin entre 1988 e 1992.

O desafio deve ajudar a animar o jogo de comemoração do título, na última rodada do campeonato francês no próximo sábado (3), quando o PSG encerra sua temporada contra o Clermont, no Parque dos Príncipes.

(Com informações da AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo