Quadrilha Moleka 100 Vergonha promove prévia junina em Campina Grande
Foto: Micaela Nogueira/Repórter Junino
Depois de meses de ensaio, dedicação e compromisso com o São João, as quadrilhas juninas paraibanas se encontraram na noite deste domingo (28) na Maior Prévia Junina do Mundo.
O evento, organizado pela junina Moleka 100 Vergonha, foi realizado na Vila Sítio São João e contou com a participação de diversos grupos do Estado.
De acordo com o presidente da Moleka, Mahatma Gandhi, o principal intuito do encontro é retomar a tradição e ter um espaço onde as juninas possam se divertir antes do início das competições.
“Antigamente nós tínhamos aqueles arraiais de rua que nós colocamos as quadrilhas nas ruas e chamavam pra que as pessoas pudessem dançar. Isso foi se perdendo com o tempo, infelizmente a gente não vê muito mais arraiais de ruas como antigamente. Então essas prévias é justamente esse resgate da brincadeira, é um grande encontro, uma festa onde não trazemos a questão competitiva”, enfatizou Mahatma.
Estiveram presentes juninas como Serra Bonita de Alcantil, Uma Família em Missão, de Gurjão, além de Limoeiro, do município de Cabedelo, Fogueirinha, da capital do estado, João Pessoa, e de nomes como Arraial em Paris, Flor de Lampião e a própria Moleka 100 Vergonha, ambas de Campina Grande. Adriana, de 25 anos, representante de Uma Família em Missão, agradece o espaço: “Agradecemos muito a oportunidade, primeiramente a Deus, segundamente a Moleka por ter nos feito esse convite e é um imenso satisfação está aqui hoje pela primeira vez, trazer a nossa quadrilha e se apresentar nesse lindo cenário”.
Wambasten Alves, de 30 anos, que assume um dos papéis de destaque da Moleka – como noivo – contou o que o campinense e o turista podem esperar do grupo neste ano. “Nesses 23 anos a junina vem extremamente grandiosa, não só em números de pares, mas na forma de mostrar o São João. Vem de um jeito diferente em 2023, mais regional, uma Moleka bonita e emocionante. E ser noivo de tudo isso é algo grandioso pra quem é quadrilheiro de verdade, principalmente, ser noivo da Moleka”, comenta Wambasten que já está na Moleka há nove anos.
O evento também teve show da cantora campinense Nicácia Brasil e da Banda Moleka 100 Vergonha (Regional 100sacional). Todo o dinheiro arrecadado na prévia será revertido para a manutenção dos custos da junina Moleka, assim como para a manutenção de projetos sociais realizados pela quadrilha.
Edição 2023
Segundo a Secretaria de Cultura de Campina Grande (Secult), os grupos devem se apresentar neste ano na pirâmide do Parque do Povo e no Quadrilhódromo – espaço instalado na Estação Velha. A Moleka também realiza, no período de 28 a 30 de junho, o Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo, com grupos da Paraíba e de outros estados,a exemplo de Alagoas e do Distrito Federal.
Repórter: Felipe Bezerra
Fotógrafa: Micaela Nogueira
Editor: Matheus Farias
Paraíba Online