Destaque

Pesquisa revela que 56% não confiam no governo Lula


Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), registra redução na avaliação negativa, que agora está em 38% (ruim ou péssimo), dois pontos percentuais abaixo do levantamento anterior, realizado em março pelo Instituto Ipsos. A nova pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (22).

Apesar da leve melhora no índice de reprovação, o levantamento chama atenção para outro dado: 56% dos entrevistados afirmam não confiar no governo Lula, enquanto 41% dizem confiar na gestão do presidente.

Aprovação oscila e regularidade cresce

De acordo com a pesquisa, a avaliação positiva do governo (ótimo ou bom) ficou em 32%, com queda de um ponto percentual em relação ao estudo anterior. Já os que consideram a gestão regular somam 28%, enquanto 2% não souberam ou não responderam.

Em outro recorte, a desaprovação à forma como Lula administra o país chega a 50%, contra 44% de aprovação.

Desconfiança atinge maioria dos entrevistados

O principal destaque do levantamento é o nível de desconfiança em relação ao governo federal. Segundo os dados, 56% dos entrevistados não confiam no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, índice que permanece em patamar elevado desde o último levantamento.

Por outro lado, 41% declaram confiar na gestão do petista, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

Avaliação da economia também é negativa para parte dos entrevistados

A pesquisa também mediu a percepção sobre a situação econômica do país. Para 41% dos entrevistados, a economia está “pior” em relação aos últimos seis meses. Outros 30% avaliam que está igual, enquanto 25% afirmam que houve melhora.

Metodologia da pesquisa

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de junho, com 2.000 entrevistas em 130 municípios brasileiros. O estudo possui nível de confiança de 95%.

Paraíba.com.br

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo