No encontro de campeões, Flu aproveita jogador a mais e vence o São Paulo
Em noite de festa e entrega das faixas no Maracanã, o Fluminense, atual campeão da Libertadores, recebeu o São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil para um duelo “despretensioso” pelo Brasileirão. Com a bola rolando, porém, o clima festivo ficou de lado e o jogo foi nervoso. O Flu, se aproveitando da expulsão de Gabriel Neves ainda no primeiro tempo, pressionou e, com gol de Cano, venceu por 1 a 0.
Com o resultado, o Tricolor das Laranjeiras chega a 50 pontos e ocupa a oitava colocação. Do outro lado, os são-paulinos permanecem com 46 e figuram no décimo posto. Tensão inesperada Entrega das faixas, clima de festa no Maracanã… tudo conspirando para uma temperatura amena em campo, certo? Errado! Mesmo sem objetivos no Campeonato Brasileiro, Fluminense e São Paulo protagonizaram um primeiro tempo para lá de nervoso.
Com um tom acima do esperado nas divididas, os jogadores acumularam atritos e discussões ao longo dos 45 minutos. Em uma dessas entradas mais duras, aos 27 minutos, Gabriel Neves acertou em cheio o tornozelo de Thiago Santos e, após recomendação do VAR, foi expulso. A vantagem numérica fez o Fluminense fica ainda mais tempo com a bola.
Ultrapassando os 70% de posse, o time comandado por Fernando Diniz passou toda a primeira etapa no terreno são-paulino, mas não conseguiu transformar o volume em grandes oportunidades. Yony González, em finalização da direita, e Samuel Xavier na área, foram os mais perigosos do Flu, mas o goleiro Rafael venceu os duelos sem grande dificuldade.
Do outro lado, o Tricolor Paulista tentou apostar nos contra-ataques, quase sempre com o trio Juan, David e Luciano, chegou a ter espaços, mas também não foi eficiente na conclusão das jogadas. Cano resolve Na volta do intervalo, como era de se esperar, o Fluminense manteve o controle das ações, trocou passes com paciência e rodou a bola em busca de espaços na defesa são-paulina.
A estratégia funcionou. Logo aos sete minutos, após bola esticada pela direita, Lelê recebeu com espaço e atravessou a bola na entrada da área para Germán Cano. O argentino fez o domínio, clareou para a perna direita e bateu firme. A bola desviou no meio do caminho e morreu no cantinho, sem chances para Rafael: 1 a 0. Com a vantagem no placar, a situação ficou ainda mais tranquila para o Tricolor das Laranjeiras, que passou a adotar uma postura mais cautelosa.
Apesar da atmosfera favorável, o Flu viu a preocupação tomar conta quando Samuel Xavier sentiu um problema no joelho e deixou o gramado aos prantos. Guga foi o escolhido para assumir o lado direito. Na reta final, mais do mesmo. O São Paulo, de Dorival Júnior, apostou na garotada e chegou a dar um certo trabalho para defesa carioca nos contra-ataques, mas nada suficiente para alterar o roteiro da noite, que terminou com mais uma vitória do Fluminense no Maracanã.
O Gol