Esporte

Nigéria se garante nas oitavas de final com empate sem gols contra a Irlanda

A Irlanda entrou em campo eliminada e a Nigéria precisando de um empate para se classificar à próxima fase da Copa do Mundo. E foi o que aconteceu. As seleções até fizeram um jogo animado, com boas chances de inaugurar o placar, mas a partida terminou em 0 a 0.

Classificada para as oitavas como segunda colocada no Grupo B, que terminou com a liderança da anfitriã Austrália, a Nigéria aguarda seu rival do Grupo D. Neste momento, as nigerianas enfrentariam na próxima fase a Inglaterra, porém as inglesas ainda têm de confirmar essa primeira colocação no grupo. Outras possibilidades são enfrentar a Dinamarca ou a China.

O jogo As nigerianas entraram em campo com uma situação bastante favorável no grupo, podendo se classificar inclusive em caso de derrota – apenas uma goleada irlandesa poderia atrapalhar a seleção africana. E tudo ficou ainda mais fácil com a vitória da Austrália sobre o Canadá, que pelo lado negativo roubou a liderança da Nigéria.

Apesar do jogo sem gols e do contexto da partida, Nigéria e Irlanda fizeram um empate animado, repleto de chances de gol. A primeira oportunidade, que poderia ter dado contorno mais dramáticos ao confronto, foi logo aos 5 minutos, com Katie McCabe, grande nome da Irlanda na Copa.

A jogadora do Arsenal recebeu do pivô na entra da área, bateu cruzado e rasteiro, mas a bola passou tirando tinta da trave. A resposta da Nigéria veio aos 14 minutos, em vacilo da defesa irlandesa. A zaga saiu jogando errado, Kanu recuperou a bola, colocou Oshala na cara do gol e a atacante tentou colocar no canto oposto da goleira Brosnan, mas tirou muito e a bola foi para fora. A Nigéria teve maior controle da posse de bola e de oportunidades criadas, mas pecou bastante na pontaria.

Aos sete da etapa final, Kanu foi parada por uma defesa espetacular de Brosnan, naquele que foi um dos dois chutes a gol das africanas – houve muitos outros mais, porém sempre sem acertar a meta.  Antes do fim da partida, ainda houve a possibilidade da torcida presente no Suncorp Stadium, em Brisbane, presenciar um momento histórico. Com a classificação definida, o treinador Randy Waldrum promoveu a entrada em campo de Onome Ebi. A veterana, de 40 anos, se tornou a primeira africana a jogar seis Copas do Mundo.

O Gol 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo