Netanyahu com “sangue nos olhos”: o duro discurso do primeiro-ministro de Israel
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou neste sábado (7) que o país realizará “poderosa vingança por este dia negro”, enquanto aviões de guerra israelenses lançavam ataques retaliatórios contra o Hamas. Em uma longa declaração publicada em suas redes sociais, Netanyahu disse que o Hamas assassinou cidadãos inocentes, incluindo crianças e idosos.
Israel amanheceu sob intenso ataque com mísseis e avanço terrestre do Hamas. A ofensiva foi reivindicada pelo grupo extremista islâmico armado, e cerca de 500 mortes já foram registradas dos dois lados do conflito.
Em pronunciamento à televisão estatal israelense, Netanyahu ordenou a convocação de reservistas do exército. “Nós estamos em guerra. Vamos lutar com um poder que o inimigo ainda não conhece”, falou Netanyahu. Até o começo da manhã deste sábado, cerca de 2,2 mil foguetes foram disparados em direção a Israel.
Eis a íntegra da declaração de Netanyahu:
Nesta manhã, no Shabat e num feriado, o Hamas invadiu o território israelense e assassinou cidadãos inocentes, incluindo crianças e idosos. O Hamas iniciou uma guerra brutal e maligna. Seremos vitoriosos nesta guerra, apesar do preço insuportável.
Este é um dia muito difícil para todos nós. O Hamas quer assassinar-nos a todos. Este é um inimigo que mata crianças e mães nas suas casas, nas suas camas, um inimigo que rapta idosos, crianças e jovens, que massacra e massacra os nossos cidadãos, incluindo as crianças, que simplesmente saíram para gozar as férias.
O que aconteceu hoje não tem precedentes em Israel – e velarei por que não volte a acontecer. Todo o governo está por trás desta decisão. As Forças de Defesa de Israel (FDI) usarão imediatamente toda a sua força para destruir as capacidades do Hamas. Iremos destruí-los e vingaremos à força este dia sombrio que eles impuseram ao Estado de Israel e aos seus cidadãos. Como escreveu Bialik: “A vingança pelo sangue de uma criança ainda foi inventada por Satanás”.
Todos os lugares onde o Hamas está implantado, escondido e operando, naquela cidade perversa, nós os transformaremos em escombros. Digo aos residentes de Gaza: Saiam agora porque iremos operar com força em todo o lado.
A esta hora, as FDI estão a expulsar os terroristas das últimas comunidades. Eles estão indo de comunidade em comunidade, de casa em casa, e estão restaurando nosso controle.
Abraço e envio sinceras condolências às famílias enlutadas cujos entes queridos foram assassinados hoje a sangue frio e com brutalidade sem fim. Todos rezamos pelo bem-estar dos feridos e de todos aqueles que estão mantidos como reféns. Eu digo ao Hamas: Você é responsável pelo bem-estar deles. Israel acertará contas com qualquer um que danificar um fio de cabelo de sua cabeça.
Apelo aos residentes do sul: todos estamos ao seu lado. Estamos todos orgulhosos do seu heroísmo e da sua luta.
Aos nossos amados soldados das FDI, policiais e pessoal das forças de segurança, lembrem-se de que vocês são a continuação dos heróis do povo judeu, de Josué, Judá Macabeu e dos heróis de 1948 e de todas as guerras de Israel. Você agora está lutando pelo lar e pelo futuro de todos nós. Nós todos estamos com você. Nós todos te amamos. Todos nós o saudamos.
Às equipes médicas e de resgate, e aos muitos voluntários que hoje compareceram em força a uma longa lista de lugares, o povo de Israel os saúda. Com o seu espírito, venceremos nossos inimigos.
Hoje, falei com o Presidente dos EUA, Biden, e com outros líderes mundiais, a fim de garantir liberdade de ação a Israel na continuação da campanha. Agradeço ao Presidente Biden pelas suas palavras fortes e claras. Agradeço ao Presidente de França, ao Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha e a muitos outros líderes pelo seu apoio sem reservas a Israel.
Apelo agora a todos os cidadãos de Israel: estamos juntos nesta campanha. Esta guerra levará tempo. Vai ser difícil. Dias desafiadores estão à nossa frente. Contudo, posso prometer uma coisa: com a ajuda de D’us, as forças que todos temos em comum e a nossa fé no Eterno de Israel, venceremos.
O Itamaraty informou que, até o momento, há um brasileiro ferido e dois desaparecidos em Israel. Eles estavam em uma festa rave no sul do país, quando o local foi alvo de bombardeio e ataques, na madrugada deste sábado (7).
O órgão indicou que o ferido já recebe tratamento em um hospital israelense. Enquanto isso, as autoridades tentam, sem sucesso, contato com os outros. Não há informações oficiais se os brasileiros se conheciam.
Gazeta Brasil