DestaqueEsporte

Morre Franz Beckenbauer, multicampeão com a Alemanha e o Bayern de Munique

Ex-zagueiro foi campeão do mundo como jogador e como técnico, assim como Zagallo

Beckenbauer é uma lenda do futebol mundial — Foto: Christof Stache/AFP

Morreu nesta segunda-feira (8/1), aos 78 anos, o ex-jogador alemão Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial. A notícia foi dada por sua família à imprensa local – conforme nota, ele faleceu enquanto dormia.

Ele faz parte da seleta lista de lendas que venceram a Copa do Mundo como jogador e como técnico. Pela Alemanha, levantou o troféu em 1974 e em 1990, respectivamente.

Os outros dois são o brasileiro Zagallo, que morreu nesse final de semana aos 92 anos, e Didier Deschamps, atual comandante da seleção francesa.

Ex-capitão da seleção da Alemanha Ocidental na década de 1970, técnico da Mannschaft de 1984 a 1990 e ex-treinador e dirigente do Bayern de Munique na década 1990, Beckenbauer estava afastado da vida pública nos últimos anos devido a problemas de saúde.

Carreira

Nascido em Munique no dia 11 de setembro de 1945, Franz Anton Albert Beckenbauer começou sua carreira no SC München von 1906, mas seu amor pelo Bayern de Munique ascendeu cedo: aos 14 anos, quando ingressou no clube. Atuou pelo time profissional entre 1984 e 1990.

Com a camisa vermelha e branca, conquistou diversos títulos, como quatro Bundesliga, três Champions League e uma Copa Intercontinental, em 1976, em final diante do Cruzeiro, campeão da Libertadores daquele ano.

Depois, passou por Hamburgo (onde conquistou outro Campeonato Alemão) e New York Cosmos, onde jogou com Pelé, em seu final de carreira.

Defendeu sua seleção nacional entre 1965 e 1977. Além do Mundial, também ganhou a Eurocopa de 1972.

À beira do campo, iniciou a sua carreira pela seleção, onde ficou entre 1984 e 1990, ano de mais uma Copa do Mundo em seu vitorioso currículo.

Após uma passagem pelo Olympique de Marseille, voltou ao seu amado Bayern como técnico durante a década de 1990. No cargo, ganhou uma Copa da Uefa e uma Bundesliga.

Ainda nessa época, se tornou presidente do clube, posto que ficou durante 15 anos. Como jogador, conquistou a Bola de Ouro em 1972 e em 1976.

O Tempo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo