Leão XIV: Robert Francis Prevost é o 1º papa americano da história
Escolha ocorreu nesta quinta-feira

Papa Leão XIV Foto: EFE/EPA/ETTORE FERRARI
Eleito no conclave encerrado nesta quinta-feira (8), Robert Francis Prevost, de 69 anos, tornou-se o primeiro papa norte-americano da história da Igreja Católica. Ele é também primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
Robert é o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Ele escolheu o nome Leão XIV.
Seu perfil visto como equilibrado, com reputação por construir pontes entre conservadores e progressistas, pode vir a calhar em um momento em que a Igreja se encontra dividida.
Nascido em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.
Durante o seu primeiro discurso, Leão XIV pregou união aos fiéis.
– Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá – disse.
O novo papa também indicou um possível caminho para seu papado.
– Sou um filho de santo Agostinho. Um agostiniano.
Em sua primeira fala enquanto papa, Leão XIV destacou o papel da “sinodalidade”. Esse termo se refere a um movimento de maior escuta da Igreja, com participação de toda a comunidade, incluindo leigos, defendido e ampliado no papado de Francisco e que enfrentava resistência de parte de Igreja – que temiam descentralização. Foram nos sínodos que a Igreja tratou de alguns de seus principais tabus, como a ordenação de mulheres e o celibato de padres.
*Com informações AE