Câmara em Foco

Chaves Pix do tipo e-mail não poderão mudar de dono, determina BC

Reivindicação de posse de chaves do tipo e-mail está proibida. Mas chaves do tipo celular continuam a poder mudar de titularidade

Banco Central (BC) publicou, nesta quinta-feira (6/3), alterações nas regras do Pix. Segundo normativo, não será mais possível trocar a titularidade de chaves Pix do tipo e-mail. Tal medida não vale para chaves do tipo número de celular.

Segundo o BC, as chaves do tipo celular continuam a ter acesso a essa funcionalidade para permitir que números de celular pré-pago — que podem mudar de dono — também possam mudar a titularidade quando registradas como chave Pix.

O normativo ainda proibiu a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias e a reivindicação de posse de chaves do tipo e-mail. A partir de agora, não será mais possível modificar qualquer informação vinculada a esses tipos de chaves.

Segundo o BC, o usuário deverá excluir a chave aleatória e criar uma nova.

Dessa forma, não poderão ter chaves Pix registradas na base de dados do BC:

  • CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula”.
  • CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula”.

O BC afirmou que “as medidas aprovadas não irão mudar em nada a forma como as pessoas e as empresas fazem ou recebem Pix”. Conforme a autoridade monetária, tratam-se de medidas operacionais para combater as fraudes no Pix.

Para o Banco Central, ao implementar essas novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal.

Metrópoles 

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo