Esporte

Uma ‘nova Europa’: nenhum campeão em 22/23 lidera no arranque das principais ligas

A parada para a data Fifa desta semana marca o fim da primeira etapa dos principais campeonatos de futebol da Europa. Jogou-se pouco mais de 20% do que ainda está em disputa. E um novo cenário aparece no horizonte.  Se analisarmos as tabelas das oito ligas mais bem colocadas no ranking da Uefa, baseado no coeficiente da entidade, nenhum campeão da temporada 2022/23 aparece entre os líderes.
A manutenção no topo não vem sendo fácil até o momento.  Só se chegarmos ao top 10, achamos um campeão na temporada passada que lidera na atual. É o Celtic, que vem conseguido distância folgada para o rival Rangers na Escócia.

Em Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda, França, Portugal e Bélgica, entretanto, a história é diferente. Não houve manutenção de soberania. Nem mesmo na Bundesliga, onde o Bayern foi dominante na última década.  A equipe oGol preparou um resumo da situação em cada um dos oito campeonatos citados, contextualizando a situação do atual campeão e destacando os novos postulantes ao título.

Inglaterra – Tottenham

Na Terra da Rainha, o Manchester City, de Pep Guardiola, campeão em 22/23, já perdeu duas vezes em oito rodadas, para Arsenal e Wolverhampton, justamente nas duas últimas rodadas antes da parada. Os Citizens estão em terceiro lugar no Campeonato Inglês, a dois pontos da liderança.  Pep reinventou a equipe adotando uma nova abordagem no componente tático, embora a base do time campeão tenha permanecido a mesma.

Haaland, artilheiro da última edição da Premier League, se manteve no topo na atual edição, com oito gols em oito jogos. Até o momento não suficientes para a liderança.  O Tottenham, de Ange Postecoglou, é a grande sensação do início da temporada do Campeonato Inglês e lidera com os mesmos 20 pontos do Arsenal, de Mikel Arteta.

Sem Harry Kane, que se mudou para Munique, James Maddison encaixou como uma luva no 4-3-3 de Postecoglou, e Son passou a ser a referência do ataque, com Richarlison atuando mais pelos flancos. Os Spurs ainda não perderam na temporada, e chegaram a bater um rival direto na luta pelo título, o Liverpool.

O Arsenal tampouco perdeu, e já bateu City e United. Quando ambos se enfrentaram, empate em 2 a 2 em um jogaço na sexta rodada. O time de Arteta segue jogando um bom futebol, e é um dos postulantes ao título na atual temporada.

Espanha – Real madrid

Ainda buscando afirmação com Xavi Hernández, o Barcelona vive temporada irregular, que vai desde grandes atuações, como um 5 a 0 contra o Betis, até performances para esquecer, como no 0 a 0 contra o Getafe ou no primeiro tempo no 2 a 2 diante do Granada.

Os catalães, embora ainda sejam a única equipe ainda invicta em La Liga, estão em terceiro lugar na tabela, a três pontos do líder, Real Madrid. Robert Lewandowski vê a artilharia do campeonato ficar com o meia Jude Bellingham, do rival, que tem três gols a mais.

Bellingham é o grande nome da temporada do futebol espanhol e, quiçá, da temporada do futebol europeu. Recentemente, destacamos o início do britânico, que supera em números, inclusive, o início de Cristiano Ronaldo no Santiago Bernabéu (leia aqui). Bellingham soma oito gols e duas assistências em oito rodadas de La Liga.

Quem também vem conseguido destaque em La Liga é o Girona, que surpreende com uma campanha melhor que o Barcelona e aparece na vice-liderança. Os brasileiros Yan Couto e Savinho são protagonistas da campanha da equipe da Albirroja, que está a dois pontos dos Merengues.

Itália – Milan

A epopeia do título italiano da última temporada foi substituída pelo drama do péssimo início de campanha em 23/24. O Napoli não engrenou com Rudi Garcia, e cogita contratar Antonio Conte em busca de uma reação. Não só em campo o Napoli teve de administrar crises.

Fora dos gramados, o clube também viveu um momento tenso com o artilheiro Osimhen, com uma publicação desastrosa nas redes sociais com teor racista. Os Azzurri figuram fora da zona de classificação para a Champions League, em quinto lugar, a sete pontos do líder, Milan.

O Rossonero vem disputando a ponta rodada a rodada com a Internazionale, impulsionada pelo artilheiro da Serie A, Lautaro Martínez, com incríveis dez gols em oito rodadas. A Inter perdeu a liderança com empate diante do Bologna na última rodada.

O Milan tem dois pontos a mais, com a diferença conquistada em vitória heroica diante do Genoa, com direito a Giroud terminar o duelo no gol. Giroud chegou a ser eleito o melhor goleiro da rodada, com uma intervenção decisiva já no último lance, que garantiu a liderança para o time de Stefano Pioli.

Alemanha – Bayer Leverkusen

São poucos os times que jogam o que joga o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. A ponto de deixar para trás na tabela da Bundesliga o soberano Bayern de Munique, que não deu brecha para ninguém nos últimos dez anos.

Ao fim de sete rodadas, os Farmacêuticos apresentam o melhor futebol da temporada alemã, com seis vitórias e um empate. A igualdade foi justamente contra o Bayern, na quarta rodada, em um jogaço que terminou 2 a 2.

Os bávaros se reforçaram com Harry Kane, que vem cumprindo com o combinado até o momento. O atacante somou oito gols em sete rodadas, mas o empate contra o Leverkusen e a igualdade diante do Leipzig deixam o Bayern na terceira colocação.

A vice-liderança é do Stuttgart, que vive campanha surpreendente, com seis vitórias e uma única derrota, para o Leipzig. A campanha do time é reflexo do momento iluminado do atacante Sehrou Guirassy, artilheiro isolado da Bundesliga com incríveis 13 gols em sete jogos.

Holanda – PSV

Apesar do mexicano Santiago Giménez viver temporada fora de série, com 12 gols em oito partidas, o Feyenoord, coletivamente, ainda não alcançou o nível te performance da última temporada. Mas tem campanha que, na mesma altura, era similar.

O Feyenoord estava na mesma quarta colocação a essa altura do campeonato na temporada passada. A distância para o líder, porém, é maior em um ponto. Quatro pontos separam o chamado “Clube do Povo” do PSV.  A equipe de Eindhoven surfa no fracasso do maior rival, o Ajax, que está na zona de rebaixamento após um arranque de temporada pífio (explicamos mais aqui).

O PSV tem 100% de aproveitamento na Eredivise, com oito vitórias em oito duelos.  Comandado por Peter Bosz, o PSV venceu todos os jogos com pelo menos dois gols de diferença, com direito a quatro goleadas por 4 a 0. O artilheiro Luuk de Jong é o destaque individual, com sete gols e cinco assistências até aqui.

França – Monaco

O Paris Saint-Germain, em uma nova fase, talvez seja uma das grandes decepções da temporada na Europa. Sem Messi e Neymar, a equipe parisiense está em terceiro lugar na Ligue 1, isso sem contar a goleada sofrida para o Newcastle na Champions League.

O time, é verdade, vive uma grande reestruturação, com muitas caras novas e um novo estilo de jogo proposto por Luis Enrique. O PSG ainda é o grande favorito para levar o Campeonato Francês. Mas já perdeu para o Nice e empatou três vezes, sendo duas delas em 0 a 0.

O líder da Ligue 1 é o Monaco, do brasileiro Caio Henrique. O lateral é o grande garçom da temporada, com quatro passes para gol. Ben Yedder tem cinco gols e está na vice-artilharia.  O vice-líder, Nice, tem um ponto a mais que o PSG e um a menos que o Monaco, mas é o único invicto do campeonato e já venceu os dois rivais fora de casa.

Com o brasileiro Dante e o francês Todibo, ex-Barça, o Nice tem a melhor defesa disparada, com apenas quatro gols sofridos.

Portugal – Sporting

O Sporting supera o rival Benfica em Portugal com uma campanha bem diferente da temporada passada. A essa altura, os Leões estavam apenas em sétimo lugar na liga, com nove pontos a menos do que a campanha atual, campanha de líder isolado.

As chegadas Viktor Gyökeres e Morten Hjulmand mudaram o panorama no time de Rúben Amorim, que é o único invicto na liga e conquistou 22 dos 24 pontos possíveis após oito rodadas.  O Benfica está apenas um ponto abaixo, e não faz campanha ruim.

Só tem um ponto a menos do que tinha a essa altura na temporada passada, que terminou com título. O único tropeço da campanha foi uma derrota no Beça diante do Boavista, por 3 a 2.

Os Encarnados apostam no brasileiro David Neres, no ponta Rafa Silva, líder em assistências da liga, e no jovem João Neves, a última grande revelação portuguesa, para desbancarem os rivais da capital na sequência da campanha.

Bélgica – Union St. Gilloise

A Liga Belga já teve disputadas dez rodadas, um terço da fase regular do campeonato. O atual campeão, Royal Antwerp, não repete a boa campanha e está a cinco pontos do atual líder, o Union St. Gilloise.  Comandado por Mark van Bommel, o Royal Antwerp viveu temporada passada uma campanha inesquecível, conquistando o título da Liga Belga após 66 anos com um gol épico do experiente Toby Alderweireld no último minuto da última rodada contra o Genk.

O clube foi campeão também da Copa da Bélgica, na única vez na história que conseguiu a dobradinha. O artilheiro Vincent Janssen, que viera do futebol mexicano, foi o grande destaque, com 21 gols na temporada. E o desempenho continua bom na atual temporada, com seis gols em 14 jogos.

Mas o time perdeu as duas partidas que fez na Champions e abusou dos empates na liga (são cinco até o momento).  O Union St. Gilloise, que fez uma boa última temporada, com avanço até as quartas da Liga Europa, terceira colocação na liga e semifinal na Copa, manteve a alta performance mesmo com a saída de Victor Boniface para o Bayer Leverkusen.

A equipe lidera a Liga Belga com triunfos importante sobre Anderlecht, vice-líder, Standard Liège e Cercle Brugge, equipes importantes no cenário local. Dennis Ayensa, Gustaf Nilsson e Mohamed Amoura dividem a responsabilidade pelos gols do time, com cinco gols cada.

O Gol 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo