ALPB abre inscrições para conselheiro do TCE, mas Tião Gomes desiste da vaga
Foto: Jornal da Paraíba
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) abriu nesta segunda-feira, 10, o prazo de inscrições para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).O escolhido vai substituir Arthur Cunha Lima, recentemente aposentado. O prazo de inscrições vai até a próxima sexta-feira (14).
Curiosamente, o principal nome cotado para o cargo desde o ano passado, o do deputado estadual Tião Gomes, saiu da disputa. Ele disse hoje que não vai concorrer. “Estou retirando o meu nome porque tem uma pequena questão. Todas as certidões negativas que você possa imaginar eu tenho. Fui ouvido na Polícia Federal como declarante, não tenho nada na Justiça, mas infelizmente eu não vou levar isso para um embate jurídico”, disse Tião.
O deputado, contudo, sinaliza que em “futuro próximo” poderá colocar seu nome novamente para o cargo. Outra decisão revelada hoje por ele é que não vai mais disputar mandatos eleitorais. “Deputado estadual não serei mais. Ou eu vou pra casa, ou eu vou para o TCE”, disse, lembrando que outras duas vagas de conselheiro serão abertas em breve.
A animação de Tião para concorrer ao TCE diminuiu quando foi aprovada uma norma que tornou mais rígido o critério de -presidente do Tribunal de Contas avisou desde o ano passado que se o indicado pela ALPB não comprovar critérios de idoneidade, não tomará posse.
O “senão” a respeito de Tião Gomes foi uma citação numa fase chamada operação Livro Aberto, da Operação Calvário, que investigou a suspeita de desvio de recursos públicos da Secretaria de Estado da Educação e pagamento de propina a políticos durante a gestão Ricardo Coutinho (PT).
À época, o parlamentar negou envolvimento com os crimes. “Nós que somos políticos estamos sujeitos a tudo. Não tive busca e apreensão, apenas me citaram em um caso que eu nem lembro mais o que aconteceu, eu não tenho ideia. Tenho as minhas mãos limpas e tenho procurado conservá-las dessa maneira”, disse o parlamentar.
Após o prazo para inscrição, os requerimentos serão encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para emissão de parecer no prazo de dez dias contados a partir do encerramento das inscrições.
ParlamentoPB