Veja como ficam ônibus e outros serviços durante feriado na Paraíba


Comércio e serviços têm mudanças no Dia de Finados (Foto: Imagem ilustrativa/Arquivo/Jornal Correio)

Em virtude do feriado desta segunda-feira (2), data em que se celebra o Dia de Finados, alguns serviços terão os horários de funcionamento alterados em todo o estado. Confira abaixo o que abre e fecha e como ficam as atividades em segmentos como bancos, comércio, shoppings, transportes e repartições públicas.

Bancos

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida de Araújo, as agências de todo o estado não funcionam nesta segunda-feira (2). Contas com vencimento no feriado podem ser pagas no dia seguinte.

Comércio

  • João Pessoa

A Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa informou que os estabelecimentos comerciais podem abrir, desde que os empresários paguem o correspondente ao dia trabalhado aos funcionários e concedam uma folga, conforme acordo coletivo da categoria.

  • Campina Grande

Da mesma forma que ocorre na Capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande também informou que os estabelecimentos comerciais podem abrir, desde que os empresários paguem o correspondente ao dia trabalhado aos funcionários e concedam uma folga, conforme acordo coletivo da categoria.

Shoppings

  • João Pessoa

Manaíra/Mangabeira

No feriado do Dia de Finados, o Manaíra e o Mangabeira Shopping abrem com todas as lojas, boliche e restaurantes da praça de alimentação no horário das 10h às 22h.

No Manaíra, não haverá expediente nas agências bancárias, Casa da Cidadania e no escritório da Polícia Federal. As áreas de lazer (Game Station e Game Box) funcionam das 12h às 21h; Espaço Gourmet das 11h30 às 22h; academia das 9h às 15h e casa lotérica das 10h às 19h.

No Mangabeira, não abrem as agências de serviço Sebrae e Renavin, o banco Sicredi, a casa lotérica e a academia. As áreas de lazer (Game Station, Game Box, Magic Games e Pirlimpimpim) funcionam das 12h às 21h.

A rede Cinépolis, que opera o cinema nos dois shoppings, anunciará a data da retomada das atividades em breve.

MAG Shopping

Lojas abrem das 13h às 21h. A praça de alimentação funciona das 12h às 22h.

Shopping Tambiá

Todas as lojas e praça de alimentação funcionam das 9h às 19h.

Shopping Sul

Lojas abrem das 12h às 20h. Praça de alimentação funciona das 11h30 às 22h.

Shopping Cidade

Não abre.

Sebrae

Procurada pelo Portal Correio, a administração do Shopping Sebrae não forneceu uma definição sobre o funcionamento até o fechamento desta matéria.

Pátio Altiplano Shopping

Abre das 12h às 20h.

  • Campina Grande

Partage Shopping

Abre todas as lojas das 10h às 22h. A praça de alimentação funciona das 11h às 22h e o Game Station das 13h às 22h. A academia não abre.

Shopping Luiza Motta

Abre todas as lojas e praça de alimentação das 10h às 18h. Setores de serviços não funcionam.

  • Patos

Patos Shopping

Abre lojas e praça de alimentação das 14h às 22h. Área de jogos e entretenimento funciona das 16h às 22h. Kart fica aberto das 14h às 22h. Exibições nos cinemas ocorrem no horário normal das sessões.

Guedes Shopping

Lojas funcionam das 13h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 15h e das 17h às 22h30. Setor de jogos e entretenimento abre das 16h às 22h. Cinema e pizzaria funcionam das 17h às 22h30.

  • Guarabira

Shopping Cidade Luz

Conforme divulgado no site oficial do shopping, as lojas abrem das 13h às 20h e a praça de alimentação funciona das 11h às 20h.

Trens/VLTs

De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, os trens/VLTs não vão funcionar nesta segunda-feira (2). Os serviços retornam na terça-feira (3), das 5h às 19h25.

Trânsito e ônibus

  • João Pessoa

A movimentação em vias onde estão situados cemitérios será diferenciada nesta segunda-feira (2). Buscando garantir fluidez e segurança, a Semob-JP coloca em prática um plano de circulação que pretende facilitar o acesso aos quatro principais cemitérios da Capital.

O esquema será executado a partir das 6h nos arredores do Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; Cemitério São José, em Cruz das Armas; Cemitério do Cristo, no Cristo Redentor; e Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados.

Nos demais cemitérios, com fluxo menor de visitantes, a Semob-JP vai disponibilizar equipes de agentes móveis para monitorar e organizar o trânsito no local. Ao todo, 80 agentes de mobilidade urbana estarão destacados para auxiliar na organização do tráfego e nos desvios e bloqueios.

Senhor da Boa Sentença – Para evitar transtornos, não será permitido o fluxo de veículos em frente ao cemitério. O fluxo de veículos que vem de Bayeux e da Ilha do Bispo será direcionado para a Avenida Sanhauá, por trás do Terminal Rodoviário.

O tráfego da Rua São Miguel será desviado para a Rua Maciel Pinheiro, com retorno dos veículos na Rua Cruz Cordeiro para ter acesso à Rua Francisco Londres, que será liberada para os veículos que vão em direção à Ilha do Bispo e Bayeux.

São José – Será realizado o bloqueio total da Avenida Cruz das Armas no trecho em frente ao cemitério para permitir a circulação dos pedestres. O fluxo de veículos no sentido Centro-bairro será feito pelas ruas Santos Coelho e Porfírio Costa para o acesso à Avenida Cruz das Armas. Já no sentido bairro-Centro, o fluxo de veículos será mantido na via principal.

Cristo Redentor – Serão bloqueadas as ruas Heronides Vieira com Morise de Miranda Gusmão; Rua dos Milagres com Rua do Jarro e a Rua dos Milagres com a Rua Olívia Almeida Guerra.

Santa Catarina – O fluxo de veículos será proibido em frente ao cemitério com bloqueio na Avenida Santa Catarina com a Avenida Espírito Santo.

Ônibus – As linhas de ônibus vão operar com o quadro de domingo com reforço nas linhas. Serão inclusas as linhas 118 – Paratibe, 602 – Ilha do Bispo, 5603 – Mangabeira VII e 9901 – Mangabeira/Valentina. Em caso de aumento na demanda a fiscalização solicitará carros extras às empresas para atender os usuários nas linhas que passam próximas aos principais cemitérios.

  • Campina Grande

Para quem vai se deslocar de transporte coletivo para visitas nos cemitérios da cidade, haverá horário especial no Terminal de Integração, que estará aberto até as 18h30 e todas as linhas circulando, com 30% da frota de transportes coletivos, mais um reforço nas linhas 303, 092, 555, 245 e 004, que atendem os cemitérios de José Pinheiro, Bodocongó, Cruzeiro, Araxá, Monte Santo e Parque da Paz.

Nesta segunda (2), a Rua Monte Santo, que dá acesso direto ao cemitério principal daquela região, estará interditada e, por isso, a linha de ônibus 303 seguirá por toda a Rua João Suassuna, realizando embarques e desembarques no cruzamento com a Rua Arquimedes Souto Maior, ponto mais próximo do Cemitério.

Conforme planejamento de mobilidade operacional, serão interditados os seguintes trechos de vias:

– Cemitério do Monte Santo (Rua Ceará x Rua Conde D’Eu; Rua Monte Santo x Rua Quintino Bocaiuva; Rua João Suassuna x Rua Des. Arquimedes Souto Maior; Rua Olegário Maciel x Rua Vereador Manoel Uchôa;

– Cemitério do Araxá (Rua Céu Norte Borborema, no bairro do Jeremias); Cemitério do Cruzeiro (Rua Celso Cunha, no bairro do Cruzeiro).

Balsa

A empresa Nordeste Navegações, responsável pelas balsas que fazem o trajeto Cabedelo-Costinha, na Grande João Pessoa, informou que o funcionamento do serviço permanece normal durante o feriado, das 6h às 19h, com possibilidade de utilização de até três balsas, dependendo do movimento.

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Nesta segunda-feira (2), não haverá expediente nas repartições públicas municipais da Capital. Porém, todos os serviços de urgência e emergência da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como hospitais, UPAs e Samu-JP, funcionarão normalmente.

A gestão determinou que os veículos a serviço da Prefeitura de João Pessoa fossem recolhidos às suas repartições de origem no fim do expediente dessa sexta-feira (30) e liberados na próxima terça-feira (3).

Serviços essenciais – Durante a segunda-feira, os serviços essenciais prestados por algumas secretarias e órgãos do Município, como a Defesa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) não sofrerão alterações.

Funcionarão normalmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); as quatro unidades de pronto atendimento (UPA), localizadas nos bairros de Manaíra, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Torre; Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma); Hospital Municipal Valentina; Instituto Cândida Vargas e Hospital Santa Isabel, este último por meio de regulação.

Já as unidades de saúde da família (USF) estarão fechadas na segunda-feira, retornando o atendimento aos usuários na terça.

Prefeitura Municipal de Campina Grande

Segundo a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, não haverá expediente nas repartições públicas do Município, a não ser nas consideradas de área essencial. Nesse caso, parte também da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente funcionará, pois é a pasta que administra os cemitérios públicos.

Portal Correio

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *