Câmara em Foco

Catástrofe afeta 707 mil gaúchos, e tem 66 mortos e 6 óbitos suspeitos

Há 101 pessoas desaparecidas e 155 feridos, no desastre climático causado por temporais que afetam 332 cidades gaúchas

Família é resgatada do desastre que inundou ruas Porto Alegre (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

O desastre climático que inundou 332 cidades do Rio Grande do Sul e afeta 707,1 mil gaúchos já causou 66 mortes confirmadas e tem seis óbitosem investigação, de acordo com o balanço mais atualizado, divulgado às 9h desse domingo (5), pela Defesa Civil. O órgão registrou que há 101 pessoas desaparecidas e 155 feridos, por causa dos temporais que atingem o estado desde a ultima segunda-feira (29) e deixou 80,5 mil desalojados.

Quase 17.965 pessoas e 3.251 animais foram resgatados pela Brigada Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, até a noite de ontem (4), nas operações de resgate que focaram nas cidades de Eldorado do Sul, Canoas, Porto Alegre (região das Ilhas) e São Leopoldo. Estes municípios concentraram um número elevado de pessoas ilhadas, após o aumento no nível dos rios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

A Defesa Civil estadual garantiu que tem atuado para atender a população afetada e promover a segurança das vítimas. E orienta as pessoas a se cadastrarem para receberem os alertas meteorológicos, enviando o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após uma confirmação ser enviada, o número ficará disponível para receber as informações, sempre que elas forem divulgadas.

“Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples ‘oi’. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, explica o órgão.

Veja os números do boletim das 9h deste domingo (5):

  • Óbitos confirmados: 66
  • Óbitos em investigação*: 6
  • Municípios afetados: 332
  • Pessoas em abrigos: 15.192
  • Desalojados: 80.573
  • Afetados: 707.190
  • Feridos: 155
  • Desaparecidos: 101

*Está sendo apurado se os óbitos têm relação com os eventos meteorológicos.

Diário do Poder 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo