Esporte

No top-20 e subindo: Mbappé e Haaland ameaçam recorde de CR7?

Os tempos de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo ficaram no passado. Com a saída do genial argentino para o futebol dos Estados Unidos, o recorde de gols do craque português na Liga dos Campeões se manteve salvo… Por enquanto. Erling Haaland e Kylian Mbappé seguem a tradição de gols da dupla e vão galgando posições na artilharia histórica.

Nesta quarta-feira, Haaland anotou seus primeiros gols na atual edição da Champions. Os dois tentos da vitória, por 3 a 1, sobre o Young Boys, fizeram o norueguês deixar para trás Cavani e Puskás, se isolando no top-20 dos maiores goleadores da história do principal torneio europeu… E com 23 anos apenas. Haaland assinou até o momento 37 gols no torneio.

Ainda distante do recorde de 140 de CR7, mas já com lendas deixadas para trás, e outras logo a frente. O próximo é Sergio Aguero, que se aposentou de forma forçada com 41 gols. Logo depois temos Alessandro del Piero e… Kylian Mbappé. Mbappé, que também marcou na rodada de Liga dos Campeões, com goleada de 3 a 0 do PSG sobre o Milan, é um ano mais velho apenas que Haaland.

O seu tento foi o de número 42. Mais um e igualará seu ex-companheiro de clube, Neymar. Artilheiros precoces em vantagem sobre Cristiano Ronaldo Haaland e Mbappé têm anos de carreira pela frente e é quase impossível não os imaginar, pelo menos, ultrapassando o sexto lugar atual na artilharia geral da Liga dos Campeões. Ruud van Nilsterooy marcou 56 gols ao longo da carreira.

Quem abre o top-5, no entanto, é Raúl González, com um número que pode exigir algum esforço – 71 gols. Os 140 gols de Ronaldo e até mesmo os 129 de Messi são mais difíceis de alcançar. Exigem anos na elite e com bom desempenho em Liga dos Campeões. A juventude de Haaland e Mbappé, neste caso, é um diferencial. Recordista, CR7 só atingiu a marca de gols atual da dupla quando tinha 27 anos de idade e já era um atleta consagrado. No atual ritmo, Haaland e Mbappé têm desempenho que em nada deixa a dever em relação à dupla que marcou a geração passada.

O francês tem sido consistente desde os tempos de Monaco, e conta com média de 0,65 gol por jogo, um a cada 120 minutos. Ronaldo anotou 140 em 183 jogos, um a cada 114 minutos. Haaland não é chamado de fenômeno por acaso. Não há um nome sequer no top-50 da Liga dos Campeões próximo do seu aproveitamento. 1,1 gol por jogo, um tento a cada 70 minutos em campo. Em suas quatro participações anteriores, o atacante só não atingiu a marca de 10 gols em uma.

Foi o artilheiro da última campanha, inclusive, com 12. CR7 pode respirar tranquilo pelos próximos anos sem a concorrência de Messi. Ainda é cedo para cravar que Haaland e Mbappé vão chegar nos 140 gols. O tempo, no entanto, está a favor da nova geração e o recorde, que parecia quase inatingível, pode não durar mais uma década…

O Gol 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo