Imagem reprodução – Vacinas de Oxford chegaram ao Brasil e Ministério da Saúde começa a destruição neste domingo (25)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) confirmou a chegada de 36 mil doses da vacina de Oxford neste domingo (24), às 11h, no Aeroporto Castro Pinto, região metropolitana de João Pessoa. Segundo a assessoria, em contato com o portal WSCOM, as vacinas serão armazenadas na sede da SES-PB, que deve montar o quantitativo dos municípios e iniciar a distribuição dos imunizantes na segunda-feira (25).

A logística de distribuição aplicada na vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo a SES-PB, será a mesma da CoronaVac, do Butantan, por transporte aéreo e terrestre, com veículos refrigerados, aos 223 municípios paraibanos.

Cada município vai receber as doses da vacina de forma proporcional a quantidade de pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Sobre a vacina
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde (MS) liberaram a lista de doses que serão enviadas a cada estado da vacina de Oxford. Todas as regiões terão seus lotes entregues neste domingo (24). A Paraíba, segundo dados do MS, receberá 36 mil doses do imunizante.

O primeiro carregamento com 2 milhões de doses da vacina feita com a farmacêutica AstraZeneca e produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizante.

A carga passou por um processo de análise de segurança nesse sábado (24).As primeiras doses da vacina já foram aplicadas na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Os primeiros vacinados foram dois profissionais da saúde que trabalham na unidade. A cerimônia ocorreu de forma simbólica, horas depois do desembarque.

Edney Oliveira/Portal WSCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui