Samu Regional conta com USA, USB e motolâncias. (Foto: Walla Santos)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional João Pessoa é responsável pela regulação no atendimento de moradores nos municípios de Bayeux e Cabedelo, na Região Metropolitana. O tempo médio de resposta do atendimento é de 46 minutos, conforme o último levantamento, no mês passado.

Ao ClickPB, o coordenador do Samu Regional João Pessoa, o médico Galileu Machado, informou que são quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), sete Unidades de Suporte Básico (USB) e sete motolâncias para atender os três municípios. A USA é destinada a socorros que apresentem risco de vida e acidentes mais graves.

Entre os fatores para a demora no atendimento, apontou que são a “frota limitada e os locais das bases”. Além disso, também é analisado os horários de pico no trânsito, que também contribuem para o aumento do tempo de espera.

Somente no mês passado, o Samu  Regional João Pessoa realizou 6.348 atendimentos no mês de abril, sendo 3.635 somente na Capital. Os atendimentos são diversos entre clínicos e de traumas. 13% das chamadas foram de ligações de trotes, o que é considerado crime conforme o Código Penal.

O coordenador ainda explicou que a regulação de pacientes Covid-19 fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, que tem cinco ambulância para esse tipo de atendimento. “São para exames, transferências para hospitais”, comentou.

ClickPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui