Câmara em Foco

Saiba quais bairros que mais choveram em João Pessoa em seis horas; confira


Imagem: Thyago Lúcio / Sistema Arapuan de Comunicação

Desde a madrugada desta terça-feira (28), algumas cidades da Paraíba amanheceram sob chuva, incluindo a Capital e a Região Metropolitana. Em João Pessoa foram registrados alguns pontos de alagamento que causam transtornos à população.

De acordo com a Defesa Civil, sete bairros da Capital registraram mais de 45 mililitros em seis horas, alguns deles ultrapassando até os 80 militares. São Eles:

  • Cristo 83 mm
  • Cuia 82 mm
  • Grotão 60 mm
  • Centro 57 mm
  • Tambauzinho 50 mm
  • Manaíra 48 mm
  • Altiplano 46 mm

Conforme o site Climatempo, as cidades de João Pessoa, Conde, Bayeux, Lucena, Santa Rita e Cabedelo, a expectativa para hoje é de tempo chuvoso pela manhã, aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite. Já a temperatura varia com a mínima de 23ºC  e máxima de 30ºC.

Cuidados em casa e na rua

Em dia de chuva, os moradores destas cidades devem evitar enfrentar o mau tempo, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas, se possível em casos extremos desligar os aparelhos elétricos do quadro de energia e observar as alterações nas encostas. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Já em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Vai dirigir? vejas algumas dicas

Para evitar acidentes de trânsito neste período chuvoso, os condutores devem estar em alerta e atenção redobrada ao dirigir o veículo sobre pista molhada. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) os acidentes que ocorrem sob chuva, geralmente são provocados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível.

  • Manter distância entre veículos em movimento: Manter distância segura entre veículos em condições de chuva torna-se ainda mais importante. Tal distância deve garantir ao motorista tempo hábil para que adote os procedimentos necessários enquanto dirige. Redobre o cuidado em curvas e frenagens.
  • Efeito aquaplanagem: fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e perdem o contato com o pavimento. A aquaplanagem ocorre pelo excesso de água na pista, velocidade demasiada e pneus com profundidade de sulco insuficiente. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são: a) segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista; b) tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará; c) estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.
  • Evitar vias alagadas: evitar passar sobre poças ou lugares com acúmulo de água. Vias inundadas devem ser evitadas, pois podem esconder obstáculos, além de nem sempre permitirem estimar a profundidade. Motoristas de veículos pequenos costumam observar a passagem dos maiores para avaliarem às condições de trafegabilidade. Esse critério é perigoso, considerando as diferentes características dos veículos. O excesso de água pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo.
  • Em caso de chuva forte: boa visibilidade é requisito de segurança. Se a chuva estiver muito forte, estacione seu veículo em local seguro. Uma vez parado corretamente, deixe seu veículo visível, ligando seu pisca alerta enquanto aguarda a chuva diminuir ou passar. Algumas pessoas, em situações de pânico, saem de seus veículos, colocando-se em extremo risco e ignorando o fato de que, muito provavelmente, não serão vistas por outros motoristas nessas situações. Mantenha a calma e avalie suas atitudes com prudência.

Paraíba.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo