O fenômeno da aquaplanagem aumenta com as fortes chuvas que tem caído no estado. (Foto: reprodução)

As chuvas intensas que caem desde a manhã desta sexta-feira (26) já causaram uma série de acidentes nas rodovias da Paraíba. O mais comum é a aquaplanagem, quando sob o piso molhado, o condutor tem mais chances de ‘perder a direção’, uma vez que os pneus tendem a se desestabilizar. Segundo informações obtidas pelo ClickPB, até o momento, três registros desse tipo de acidente foram identificados nas BR 101 e 230, em diferentes trechos, todos sem vítimas.

Um dos acidentes ocorreu em frente ao Ronaldão, sentido João Pessoa para Bayeux. Outro foi registrado na BR 101, km 62, na descida de Jacaraúna, quando o condutor de um veículo importado, da marca Jaguar aquaplanou e parou na contramão da direção. Já o terceiro foi registrado no km 11 da BR 101, em Pitanga da Estrada envolvendo uma S10 que saiu da pista e capotou e outro envolvendo um Renegete.

O fenômeno da aquaplanagem aumenta com as fortes chuvas que tem caído no estado. Em entrevista ao ClickPB, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um alerta aos condutores e destacou as dicas principais para evitar esse tipo de situação. Entre as principais dicas dadas pela PRF está a segurança na condução do veículo, o motorista deve segurar firme, tirar os pés dos pedais e não frear e nem acelerar, devem deixar que o veículo desacelere naturalmente para voltar a ter o controle dele, além de manter a calma durante toda a situação.

A PRF ainda destaca que os pneus carecas são mais suscetíveis a aquaplanagem por não terem a mesma aderência ao asfalto como um novo. Vale reforçar ainda que não importa o modelo, marca ou tipo de motor, e mesmo se os pneus forem novos, a atenção deve ser redobrada com a direção segurança nos períodos de chuva que requer a atenção redobrada do condutor.

ClickPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui