A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (6), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista paraibano Evaldo Severino.

Evaldo Severino Estendio nasceu em 27 de julho de 1973, na cidade de Sumé (PB), filho dos camponeses Severino Estendio e Inácia Maria da Conceição Estendio. Quando jovem, casou com Cristiane Silva, com quem teve três filhos. Trabalhou desde muito cedo para ajudar os pais, o que não o impediu de frequentar as cantorias regionais e se apaixonar pela viola.

Aos 25 anos, ganhou a primeira viola de presente do seu irmão, iniciando a trajetória como repentista. De início, cantava apenas alguns baiões, brincando com colegas, mas depois se aperfeiçoou e começou marcar cantorias pela região, ficando conhecido como cantador, local e regionalmente. Depois dos 30 anos, passou a viver apenas da viola e hoje viaja pelo Brasil para participar de cantorias em várias regiões.

Há seis anos, seu filho Cleyson Silva Estendio (conhecido no meio como Evaldo Filho), começou a cantar e lhe fazer companhia nas cantorias, tornando-se seu principal parceiro de trabalho. Juntos, os dois também promovem eventos em Sumé, onde residem, em dois locais distintos: o Recanto do Repente e a Calçada do Repente. Evaldo Severino tem sua história consolidada como repentista e trabalha constantemente na divulgação da cultura nordestina.

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia. Ainda muito jovem, levou sua arte para distantes grotões do país. É um grande ativista da cultura matuta e articulador da arte do repente, considerado um dos nomes de destaque da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço: 

De Repente na Rede
Quarta-feira, 06/10/2021, às 19h
Homenageado: Evaldo Severino (PB)
Apresentação: Iponax Vila Nova
TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc

 Paraíba Urgente 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui