Com uma grande diversidade de atrações e uma hospitalidade diferenciada, a Paraíba recebe anualmente milhares de turistas e vem superando as expectativas neste setor. Por isso, a região desenvolve um trabalho cada vez mais direcionado para esta área, por conta da sua importância para a economia e promoção do local. Entre as últimas iniciativas, destaca-se o projeto Conexão Turismo que, destinado a apreciadores de viagens, traz o turismo paraibano e nordestino para o primeiro plano.

Criada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) da Paraíba, considerado um dos principais impulsionadores do progresso social, esta iniciativa parte da vontade de informar aqueles que se interessam pelo turismo sobre o potencial da região. Realizada de forma totalmente online, através de transmissões ao vivo a cada quinze dias, a iniciativa Conexão Turismo visa tocar vários pontos relevantes sobre o setor, desde locais para visitar até os alojamentos, passando pela história de alguns grupos indígenas. Além disso, o projeto conta com oradores reconhecidos, que trazem novas perspectivas sobre esta área de negócio.

Ainda do ponto de vista da formação, o estado também conta com alguns cursos direcionados para esse mercado, como é o caso dos desenvolvidos pelo Senac Paraíba que, entre fevereiro e abril deste ano, incluíram no seu catálogo algumas formações direcionadas para o turismo.

Na verdade, a aposta na divulgação do turismo da Paraíba não vem ao acaso, já que este é um dos setores mais importantes para o progresso da região. Segundo a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), só em dezembro de 2020 foi identificada a presença de 130.012 turistas na região. A mesma tendência verifica-se também em João Pessoa que, em janeiro deste ano, registrou uma ocupação turística de 70,66%.

E se falamos em João Pessoa, não podemos deixar de realçar a importância deste município para o turismo da região. Destacado como um dos destinos mais pesquisados neste ano, já em dezembro de 2020 o local assinalou mais de 93 mil visitantes.

Natureza e cultura num só espaço

Viajar até a Paraíba é sinônimo de lazer, visto que esta é a principal motivação de 81,86% dos turistas que visitam o estado pela primeira vez. Quem afirma é a 15ª edição da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa que, analisando o turismo do município entre o final de 2019 e o início de 2020, também revelou que as praias da Paraíba foram o destino principal dos turistas, correspondendo a 62,77% das respostas dos pesquisados.

Contudo, a Paraíba dispõe de uma grande diversidade de locais para visitar que vão muito além das suas praias. Entre estas opções encontram-se as piscinas naturais do Picãozinho, uma alternativa que, durante os períodos de maré baixa, permite observar nitidamente os peixes e corais. Outro dos pontos mais populares entre os visitantes é o Lajedo Pai Mateus que, além de dispor de alojamento nas redondezas — como o Hotel Fazenda Pai Mateus —, destaca-se por ser um dos pontos arqueológicos mais marcantes do país.

Por outro lado, se você é adepto de esportes, também não faltam opções, como por exemplo os percursos pedestres do local. Entre eles destaca-se a trilha Caminhos das Ararunas, que se estende por nada menos que 100 quilômetros. Já quando falamos em cultura, a Paraíba se diferencia pela popularidade das suas festas juninas em Campina Grande.

Entre os pontos turísticos culturais mais famosos encontra-se o Museu José Lins do Rego, cujo desenvolvimento tem como objetivo homenagear a vida e obra do autor. Atualmente, você pode até mesmo visitar o local sem sair de casa visto que, graças à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), estão disponíveis visitas virtuais que fazem uso de ferramentas como a realidade aumentada.

Na verdade, todo o setor de turismo e lazer vem se adaptando à realidade digital em que vivemos e, por isso, atualmente você pode não só visitar a Paraíba a partir do seu computador, como também qualquer outro lugar do mundo. Assim, se o seu sonho é visitar os cassinos de Las Vegas, por exemplo, graças ao desenvolvimento de softwares cada vez mais aprimorados, agora você pode participar de jogos de mesa como a roleta ou o blackjack a partir de sua casa. No entanto, se gosta de viajar para expandir a sua veia artística, também pode fazer isso com o Google Art & Culture, uma plataforma que permite aprofundar-se na arte de inúmeros artistas.

Com uma multiplicidade de opções, o turismo está cada vez mais voltado para as tendências tecnológicas e, acima de tudo, para as necessidades do seu público. Por isso, saindo ou não de casa, aproveite o seu tempo para alargar horizontes e conhecer a Paraíba com outros olhos.

João Pedrom/ 2T-Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui