Câmara em Foco

Altiplano, Tambauzinho e Manaíra são os bairros mais castigados pelas fortes chuvas que caem em JP

Nas últimas 24 horas, a capital paraibana, João Pessoa, foi atingida por intensas chuvas, registrando uma média de 62 milímetros (mm) de precipitação até as 8h30 deste sábado (20). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) reportou diversas ocorrências, incluindo alagamentos pontuais e a queda de galhos de árvores em alguns pontos da cidade. Vários órgãos municipais permanecem em estado de alerta, com destaque para a atuação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que mobilizou equipes para monitorar o trânsito.

Entre os bairros mais afetados pela chuva estão o Altiplano, com registro de 62,8 mm; Tambauzinho, com 60,4 mm; Manaíra, com 40,2 mm; Centro, com 34,8 mm; Grotão, com 30 mm; Cristo, com 29,4 mm; e Cuiá, com 24,2 mm. Até o momento, foram relatadas quedas de árvores na Avenida Hilton Souto Maior, próximo ao Centro Hípico da Paraíba, e na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, no bairro Jardim Oceania.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) já estão em ação para recolher os galhos e resíduos. Além disso, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) estão trabalhando na limpeza e desobstrução de galerias, removendo resíduos que foram descartados de forma irregular nas vias públicas.

Um aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a continuidade das chuvas intensas, com previsão de acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O alerta, que inclui riscos de corte de energia elétrica, alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas, permanece válido até as 10h deste domingo (21).

A Defesa Civil recomenda à população medidas de segurança, como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ao relento e buscar abrigo adequado longe de árvores. Em caso de qualquer sinal de anormalidade, os cidadãos podem contatar a Defesa Civil pelo WhatsApp (9.8831-6885) ou pelo telefone 199, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

PBAgora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo