As cachaças paraibanas Ipueira, W! Exclusive Cristal, Matuta Single Blend e Triunfo Jequitibá foram premiadas, cada uma em sua categoria, durante a Concurso Nacional Expocachaça 2020, principal evento do setor do Brasil. O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) comemorou o reconhecimento nacional obtido pelas cachaças produzidas no município paraibano de Areia e apresentou voto de aplausos para os vencedores e ressaltou ainda o potencial econômico da fabricação do produto e o apelo turístico do local.

O parlamentar parabenizou os produtores participantes e o município que tem grande potencialidade no que se refere a produção de cachaça. Eduardo é autor do projeto de Lei 1340/2019 equestre reconhece Areia como a Capital Paraibana da Cachaça. A propositura já foi aprovada pela ALPB. “Como presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico desenvolvemos ações para fomentar a produção e a exploração desse roteiro. Realizamos um curso voltado para os produtores locais, mostrando técnicas de ampliar vendas e fechar negócios pelas redes sociais”, disse.

Para o deputado, a premiação consagra o que tem sido cada vez mais reconhecido no estado e eleva a qualidade do produto da terra paraibana, além do fortalecimento econômico. “A produção da cachaça é algo fundamental para o desenvolvimento econômico, geração de emprego, de renda e oportunidades para as pessoas que moram na região”, destacou.

De acordo com informações da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), a Paraíba é o maior fabricante de cachaça de alambique do país, possui 80 engenhos que juntos fazem 12 milhões de litros por ano. Os dados apontam, ainda, que a Paraíba possui 30 engenhos que produzem e engarrafam cachaça e outros 50 apenas produzem a bebida, vendendo a outras marcas.

Cachaças vencedoras – A cachaça Ipueira foi premiada na categoria ‘Madeiras Estrangeiras’, enquanto a W! Exclusive na categoria Branca ‘Destaque Sensorial’, Matuta Single Blend foi reconhecida na divisão ‘Madeiras Brasileiras’ , assim como a Triunfo Jequitibá.

Produção de cachaça em Areias – Esse não é o primeiro destaque recebido pelo município. Em 2018, a Paraíba foi destaque no Ranking Cúpula da Cachaça, que elegeu as melhores cachaças brancas do Brasil em 2018.

Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui