Projeto de Camila institui Política de Saúde Reprodutiva da Mulher
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde sexual é um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social. Para garantir mais atenção e cuidados com mulheres paraibanas, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa (ALPB) o projeto de Lei 2.180/24 que institui a Política de Saúde Reprodutiva da Mulher, Prevenção e Diagnóstico Precoce de Doenças Ginecológicas.
De acordo com Camila, o projeto tem como objetivo a necessidade premente de fortalecer e ampliar as ações voltadas à saúde ginecológica e reprodutiva das mulheres, visando não apenas a detecção precoce de patologias, mas também a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida. “O câncer de colo do útero, por exemplo, é uma das principais causas de mortalidade feminina, e a prevenção através da vacinação contra o HPV e do diagnóstico precoce é essencial para reduzir sua incidência e impacto”, destacou.
A deputada explica que a política proposta no projeto de Lei poderá abranger, entre outras, as iniciativas: campanhas de saúde reprodutiva, unidades móveis de saúde ginecológica, capacitação de profissionais de saúde, consulta ginecológica preventiva, acesso facilitado a exames ginecológicos, telemedicina ginecológica e vacinação contra o HPV.
Saúde reprodutiva – Envolve o bem-estar físico, mental e social relacionado ao sistema reprodutivo. Seu objetivo é permitir que as pessoas tenham uma vida sexual satisfatória e segura, garantindo uma abordagem abrangente para o cuidado com a reprodução.
Assessoria Imprensa