Florian Wirtz era um nome praticamente desconhecido até mesmo na Alemanha até esta segunda-feira. A estreia como titular pelo Bayer Leverkusen no duelo contra o Werder Bremen foi uma surpresa, e o prodígio de recém-completados 17 anos virou destaque por se tornar no mais jovem atleta do clube na história da Bundesliga. 17 anos e 15 dias.

Com essa idade, Wirtz entrou em campo para superar o recorde de Kai Havertz estabelecido em 2016, quando fez sua estreia com 17 anos, quatro meses e quatro dias. E é em Havertz que Wirtz deve se inspirar. Com apenas 20 anos, Havertz já é um jogador estabelecido na Alemanha. Não por acaso estava em campo ao lado de Wirtz, e com a braçadeira de capitão.

Um meia-atacante de talento já reconhecido internacionalmente, e responsável por dois dos gols da goleada por 4 a 1 sobre o Bremen. Havertz é cria do Leverkusen e considerado a grande revelação da base do clube nos últimos anos. Já Wirtz, que de quebra se tornou no terceiro mais jovem a estrear na Bundesliga atrás de Sahin e Yann Bisseck, mal passou pela base do clube.

Promessa do Colônia, o adolescente só chegou no clube como contratação no inverno europeu, e teve uma ascensão meteórica, do Sub-17 ao Sub-19 até o profissionais em menos de seis meses. Wirtz passou a ser o terceiro nascido em 2003 a estrear em grandes ligas da Europa, depois de Harvey Elliott, do Liverpool, e Rayan Cherki, do Lyon.

E a aposta no jovem talento não é um caso isolado no Leverkusen. É um exemplo de como o time vem investindo em jovens promessas. De Havertz a Paulinho: promessas talentosas Além de Wirtz e Haevertz, outros jovens promissores estiveram em campo na goleada sobre o Werder Bremen, um deles inclusive brasileiro.

Paulinho, ex-Vasco, entrou no fim da partida e vem recebendo oportunidades aos poucos. Ainda não completou 20 anos e fez sua estreia em 2018 pouco depois de fazer 18. Já com mais espaço no elenco, Moussa Diaby foi outro contratado ainda jovem. O ponta francês começou a despontar no Paris Saint-Germain e decidiu assinar com o Leverkusen em busca de maior destaque, e já atuou em 27 jogos nesta temporada, com cinco gols marcados.

Tem apenas 20 anos e foi responsável por duas assistências contra o Bremen. Também como titular, Edmond Tapsoba foi contratado no inverno europeu depois de se destacar no modesto e tradicional Vitória de Guimarães, de Portugal. Rapidamente se tornou indispensável no clube, com 21 anos.

Ontem ainda atuaram pelo Leverkusen Nadiem Amiri, de 23 anos, ex-Hoffenheim, e o jamaicano Leon Bailey, de 22 anos, contratado em 2017 quando era uma promessa do Genk. A aposta do Leverkusen parece dar resultados. O clube é o quinto colocado, com 50 pontos, oito atrás do Bayern de Munique, e embora a luta pelo título seja improvável, não seria uma surpresa ver a equipe na Liga dos Campeões por mais uma temporada.

O Gol 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui