Câmara em Foco

Prefeitura de João Pessoa tem a pior Saúde da Paraíba e cai em Ranking do Governo Federal

Foto: Carta Capital

O Ministério da Saúde revelou que João Pessoa possui a quarta pior avaliação dos indicadores de saúde entre todas as 223 cidades da Paraíba. A péssima qualidade dos serviços oferecidos na capital foi mais uma vez confirmada pelos dados alarmantes, divulgados pelo Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica, mesmos índices utilizados pelo antigo Programa Previne Brasil. Essa foi a pior posição ocupada por João Pessoa desde que os atendimentos começaram a ser analisados.

O indicador relacionado aos exames voltados para a saúde da mulher possui apenas 15% de efetividade. Os números revelam uma realidade vivenciada todos os dias pela população pessoense, como denunciou a ouvinte Edileuza Jacinto, durante programa na rádio Arapuan FM nesta terça-feira (30).

“Quero fazer uma denúncia sobre o PSF aqui do Muçumagro. Eu solicitei um exame no dia 23 de fevereiro do ano passado e até agora nada. Já faz mais de um ano, mas eu nunca deixo pra lá. Foi pedido uma transvaginal e uma consulta para endocrinologista. Eu sempre vou lá para saber o motivo do atraso, só que até hoje nenhuma previsão”, relatou.

A avaliação referente ao acompanhamento pré-natal, relacionada à saúde da gestante e do bebê, alcançou apenas 26% da efetividade. Esse foi o mesmo percentual registrado no monitoramento de pacientes com hipertensão.

O deputado federal licenciado e pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, Ruy Carneiro, lamentou que praticamente nenhuma das coberturas prestadas pela gestão municipal conseguiu chegar a mais de 50% dos atendimentos previstos.

24Horas.Notícias 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo