Paraíba

Ponte do Futuro: obras chegam a 30% de conclusão e avançam na Ilha Stuart

Segundo o Governo do Estado, que gerencia a construção por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), a previsão é que a obra do complexo Ponte do Futuro seja concluída até o fim de 2026.

Complexo Ponte do Futuro. (Foto: divulgação/Governo do Estado/DER-PB)

As obras do complexo rodoviário Ponte do Futuro – que vai ligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena – estão próximas de atingir 30% de conclusão. A informação foi detalhada ao ClickPB pelo engenheiro responsável pela obra, Igor Girardi. Segundo o engenheiro, a obra da ponte principal está na fase de fundação, superestrutura e terraplenagem. As ações na Ilha Stuart, que ainda estava passando por um supressão vegetal, já foram iniciadas.

“Já iniciamos os trabalhos no trecho da ilha, (com a) fundação e mesoestrutura”, explicou à reportagem. Conforme o engenheiro, tal mesoestrutura são as travessas de apoio das vigas.

Como trouxe o ClickPB, o complexo terá duas pontes: uma ‘principal’ que terá 2 km, e outra com 420 metros. Também está prevista a construção de um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros.

Balsas auxiliam no transporte de materiais

O transporte de materiais e estruturas da ponte é realizado com auxílio de quatro balsas, que variam de tamanho, conforme a necessidade. Segundo detalhou o engenheiro responsável pela obra ao ClickPB, uma quinta balsa está sendo mobilizada e em cada equipamento cabem em média seis caminhões.

A ponte do futuro, como trouxe o ClickPB, deverá ter mais de 340 vigas e  cada viga da obra pesa mais de 60 toneladas, o que deve totalizar mais de 20 mil toneladas.

Obras da Ponte do Futuro: cronograma

Segundo o Governo do Estado, que gerencia a construção por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), a previsão é que a obra do complexo seja concluída até o fim de 2026. As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo.

O Complexo também contempla o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; além da adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101, com 500 metros de extensão.

Além do impacto econômico, conforme o Governo do Estado, a obra proporcionará melhor mobilidade urbana na Região Metropolitana, com menos acidentes de trânsito, redução no tempo de deslocamento e melhoria na qualidade de vida dos moradores, aliados à diminuição dos índices de poluição ambiental.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo