Em 23 de outubro de 1940, há exatos 80 anos, ocorreu um evento que mudaria para sempre a história do futebol brasileiro: o nascimento de Edson Arantes do Nascimento, reconhecido mundialmente como Pelé , o mito da seleção brasileira, formadora de três. Copas do Mundo pelo seu país e autor de mais de mil gols , a grande maioria com as camisetas do Santos e da Verdeamarela.

Pelé, o rei brasileiro.

Pelé, o rei brasileiro.

Mas antes de virar mito, Pelé era Dico, um menino de Três Corazones, uma pequena cidade mineira, que engraxava sapatos nas ruas de São Paulo para ajudar seu pai, o verdadeiro “arquiteto” da lenda que deslumbrou para o mundo com seu futebol.

Os 80 anos do Pelé

A lendária carreira de Pelé (Dugout)

Pelé costumava dizer que seu pai não conseguia conter as lágrimas durante o ‘Maracanazo, como é lembrado pela “trágica” final da Copa de 1950 em que o Brasil perdeu por 2 a 1 para o Uruguai e, ainda criança, ele lhe jurou de sua vida: “Não chore pai, vou ganhar uma Copa do Mundo para você.”

Apenas dez anos depois, em 1958, aos 17 anos, ele cumpriu sua promessa. O eterno 10 foi peça fundamental na final da Copa do Mundo da Suécia, na qual o Brasil venceu por 5 a 2, com dois de seus gols.

Pelé na Copa do Mundo da Suécia 58.

Pelé na Copa do Mundo da Suécia 58.

Pela seleção, após a glória em 1958, disputou a Copa do Mundo no Chile 62, mas festejou o título fora de campo devido a lesão. A Inglaterra 66 foi um torneio para esquecer, mais uma vez lesionado pelos desarmes dos rivais e com o Brasil eliminado, mas o atacante voltou com mais força no México 70, quando muitos não acreditavam que aos trinta anos seria o grande bastião daquela Copa do mundo.

Nenhum outro jogador até agora ganhou mais Copas do Mundo do que ele.

O limite do Jogo Extra.

O limite do Jogo Extra.

A saúde de Pelé está debilitada há muito tempo, É por isso que ele passou seu aniversário de 80 anos isolado em casa com sua família e amigos mais próximos e longe dos holofotes da mídia.

Parabéns do Pelé ao Messi

Parabéns do Pelé ao Messi

Ele foi internado várias vezes no hospital nos últimos tempos e sua mobilidade é reduzida devido aos problemas no quadril que carrega, que o obrigam a usar uma cadeira de rodas.

Pelé é transferido em cadeira de rodas no dia 12/01/2017, no Palácio do Kremlin, em Moscou, na Rússia, onde foi realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Pelé é transferido em cadeira de rodas no dia 12/01/2017, no Palácio do Kremlin, em Moscou, na Rússia, onde foi realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Foi justamente essa falta de mobilidade que, segundo seu filho, o causou uma depressão no início deste ano. Pelé , porém, afirma estar “bem”.

Ele a ratificou há poucos dias, no limiar dos 80 anos, quando enviou um vídeo para agradecer a Deus por tudo o que conquistou na vida. “Tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar aqui, nesta idade, e lúcido , não muito inteligente, mas lúcido”, brincou o eterno rei brasileiro.

Olé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui