Laboratório militar do governo alemão encontrou vestígios de veneno do grupo Novichok no organismo de Aleksei Navalny.

“Um laboratório especial da Bundeswehr [Forças Armadas da Alemanha] fez um exame toxicológico em amostras de Aleksei Navalny. Isto forneceu uma evidência inequívoca do uso de um agente químico do mesmo grupo que Novichok”, afirmou Steffen Seibert, porta-voz do governo alemão.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha informará o embaixador da Rússia em Berlim sobre os resultados dos exames de Aleksei Navalny, disse o Conselho de Ministros alemão.

“O Ministério das Relações Exteriores informará o embaixador da Rússia dos resultados dos exames”, lê-se no comunicado de imprensa.

Informa-se que o governo federal alemão “notificará seus parceiros da União Europeia [UE] e da OTAN sobre os resultados da investigação através do Ministério das Relações Exteriores por canais previstos para o efeito” e discutirá com eles uma “reação conjunta” a este respeito.

Por sua vez, o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, disse à Sputnik que Berlim não informou Moscou sobre suas conclusões relativamente ao “envenenamento” de Navalny com Novichok, a Rússia não dispõe desses dados.

O opositor e blogueiro russo Aleksei Navalny foi transportado para Alemanha da cidade russa de Omsk, onde ele foi hospitalizado em 20 de agosto.

Sputnik 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui