Entretenimento

Morre, aos 89 anos, a atriz Ilva Niño

Artista ficou famosa por interpretar Mina, na novela 'Roque Santeiro'

Ilva NiñoTV Globo / Zé Paulo Cardeal

Rio – Morreu, nesta quarta-feira (12), aos 89 anos, a atriz Ilva Niño. A artista, conhecida por interpretar Mina, na novela “Roque Santeiro”, estava internada há cerca de um mês no Hospital Quali, em Ipanema, Zona Sul do Rio, após passar por uma cirurgia cardíaca. Ainda não há informações sobre o velório.
Ilva nasceu na cidade de Floresta, em Pernambuco, em 15 de novembro de 1934, foi casada com o Luiz Mendonça e teve um filho, o ator Luiz Carlos Niño, ambos já falecidos. Começou nas artes na Escola Normal, quando participou de um curso de teatro grego ministrado por Ariano Suassuna.
Veterana na dramaturgia, a atriz atuou em grandes sucessos da televisão, em especial na TV Globo. Ao todo, são mais de 30 novelas, além de inúmeras participações em séries, cinema e teatro.
A atriz começou na televisão em 1971, na novela “Bandeira 2”. Em 1975, interpretou Alzira Batista em “Pecado Capital”, folhetim de sucesso escrito por Janete Clair. No entanto, Ilva ficou famosa em “Roque Santeiro” (1985), de Dias Gomes, com o bordão “Miiiiiiiinaaaa”, que a Viúva Porcina (Regina Duarte) usava para chamar sua personagem Mina, empregada doméstica e confidente da protagonista.
Publicidade
Em 2009, Ilva integrou o elenco de “Cordel Encantado” (2011), de Duca Rachid e Thelma Guedes, onde interpretou Cândida Araújo, mãe do cangaceiro vivo por Domingos Montagner. A sua última participação em novelas foi em “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco, exibida em 2018. Atualmente, a atriz pode ser vista na reprise de “Cheias de Charme”.
O Dia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo