© Netflix Netflix

Além dos protagonistas, Yusuf é, sem dúvidas, o personagem mais importante da história e com mais interpretações possíveis. O crime que ele cometeu não é revelado explicitamente, mas a conversa dele com Ova dá a entender que tem a ver com a própria filha.

Isso explica o empenho de Yusuf em salvar a vida de Memo. No final, é ele quem toma o lugar do amigo e acaba sendo executado. “Se machucou sua própria filha, precisa ajudar outras crianças”, aconselha Hafiz a ele.

Teoria dos fãs

Netflix© Netflix Netflix

Como o filme não explica quase nada sobre o passado de Ova e Memo, muitas pessoas começaram a apontar que pode haver uma ligação entre ele e Yusuf, o que explicaria a presença e importância do personagem na história.

Memo diz aos outros presos que conheceu a esposa em um casamento arranjado por Fatma e que nem foi celebrado com uma festa, dando a entender que foi uma união bastante discreta. O protagonista, então, diz que não sabe de nada, como Fatma dizia a ele.

Netflix© Netflix Netflix

A partir deste diálogo, espectadores começaram a apontar que Memo pode não ser o pai biológico de Ova e que a mulher teria casado com ele já estando grávida da menina. Como nenhum outro homem aceitaria o casamento com ela por conta do preconceito, Memo – que “não sabe de nada” – teria sido o escolhido.

Quando Yusuf dá a entender que matou a própria filha, começaram a surgir ligações: a filha dele poderia ser a mãe de Ova? A teoria diz que o homem teria a matado em nome da honra, já que ela teria engravidado antes do casamento.

Netflix© Netflix Netflix

O filme não deixa nada disso claro, mas é uma interpretação possível e que tornaria o sacrifício de Yusuf no final do filme ainda mais simbólico.

VIX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui