Início Paraíba Lei proíbe suspensão de planos de saúde em caso de inadimplência

Lei proíbe suspensão de planos de saúde em caso de inadimplência

54


Operadoras também não podem aumentar mensalidade (Foto: Imagem ilustrativa | Pixabay)

Operadoras de planos de saúde estão impedidas de suspender a prestação de serviços em caso de inadimplência do cliente na Paraíba. É o que determina a lei 11.734, de autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra. A proibição, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15), é válida enquanto durar o período de calamidade pública em decorrência da pandemia de coronavírus.

Para obter o direito previsto na lei, o usuário do serviço de saúde precisará comprovar, por meio de documentos, que foi prejudicado financeiramente durante a pandemia e não tem como arcar com as mensalidades. Redução drástica de renda mensal e desemprego involuntário são algumas das justificativas aceitáveis.

Após o fim da calamidade pública, as empresas de planos de saúde, antes de interromper o serviço em razão da inadimplência, deverão possibilitar o parcelamento do débito pelo consumidor, sendo vedadas as cobranças de juros e multas. O texto proíbe, ainda, a aplicação de reajuste anual nas mensalidades.

As operadoras de planos de saúde que descumprirem a lei serão multadas.

Portal Correio 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui