A médica e deputada estadual Jane Panta (Progressistas) sugeriu, nesta sexta-feira (3), que o Governo do Estado adote medidas para garantir a execução de um programa de suporte psicológico voltado aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Para a parlamentar, o gerenciamento da sua saúde mental é fundamental nesse momento de crise.

“Diante dessa crise que estamos passando, os profissionais da saúde são submetidos a longas jornadas de trabalho em uma atividade estressante, que reqer cuidado máximo com o outro para tentar salvar vidas e consigo, para evitar contaminação. Se eles não estiverem bem, não poderão cuidar de outras pessoas. Muitos estão sem pausas e descanso entre os turnos de trabalho, além de não estarem podendo ter contato com suas famílias. A situação é delicada também para esses profissionais e é preciso que observemos isso”, defendeu a deputada.

De acordo com Jane Panta, os relatos de médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde mostram uma dura realidade vivida por eles nos hospitais do Estado. “Muitos desses profissionais estão devastados, alguns desistindo de estarem na linha de frente no combate a essa doença. É hora do Governo também pensar naqueles que estão arriscando suas vidas por um bem maior”, observou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que para os trabalhadores da saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício, acrescido do risco de adoecer, provoca severos problemas de saúde mental. Para os trabalhadores desse setor que sentem a pressão de lidar com a situação, a OMS diz que este é um quadro típico para você e muitos de seus colegas.

“É normal se sentir assim por causa do entorno da pandemia. O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que você não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. O gerenciamento da sua saúde mental e o seu bem-estar psicossocial durante este momento é crucial para que você possa manter sua saúde física também”, destaca a Organização Mundial da Saúde.
Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui