Inflação dos alimentos é causada por alta do dólar e “arapuca” do Banco Central, diz Lula
Presidente também creditou aumento dos preços de comidas e bebidas às "loucuras" ditas nos Estados Unidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu, nesta quinta-feira (6), o aumento nos preços dos alimentos à valorização do dólar e à “irresponsabilidade” da gestão anterior do Banco Central do Brasil (BC). Segundo Lula, ao sinalizar a elevação da Selic, a taxa básica de juros em 2025, ainda no ano passado, a administração de Roberto Campos Neto teria preparado uma “arapuca” para o atual governo.
O petista enfatizou que a alta da Selic, anunciada após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 29 de janeiro, é consequência de decisões tomadas pela gestão anterior do BC. De acordo com ele, o atual presidente do banco, Gabriel Galípolo, não teve responsabilidade na elevação da taxa para 13,25% ao ano.
“Tivemos um aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para outra”, disse o presidente em entrevista a rádios da Bahia.
Cotação do dólar vai começar “a se ajustar”, projeta Lula
Para Lula, o aumento do dólar também foi causado por “loucuras” ditas na campanha à presidência dos Estados Unidos.
“Loucuras que estavam sendo feitas nos EUA, campanha, discursos, aquela coisa maluca contribuiu muito para o dólar crescer. E ele, agora, começa a se ajustar. Acho que agora, com o dólar se ajustando, os produtos vão ficar mais aqui [no Brasil]. Estou convencido de que a gente vai resolver esse problema logo, logo”, disse.
O presidente também anunciou que vai se reunir na semana que vem com representantes da indústria da carne e do arroz para discutir resoluções para baratear os alimentos. Estarão à frente das discussões os ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
SBT News