Após reunião com a juíza federal Kátia Balbino, da 3ª Vara Cível, o governador Ibaneis Rocha (MDB) acredita que outras partes do comércio vão reabrir no dia 18 de maio. A magistrada fez uma série de exigências para evitar o contágio com o novo coronavírus com a retomada das atividades, a qual o chefe do Executivo local concordou.

Assim, o comércio de rua e os shoppings funcionarão em horários diferentes. No primeiro caso, das 11h às 19h, e no segundo, das 13h às 21h. Os banheiros dos centros comerciais também ficarão fechados para evitar a proximidade entre as pessoas.

“Ou a gente abre o comércio de forma controlada ou os comerciantes abrem na marra”, alertou o governador, após o encontro com a juíza, representantes do setor produtivo e todos os ramos do Ministério Público no DF. A reunião foi realizada após a magistrada ter decidido pela não abertura do comércio no próximo dia 11.

O governador disse ter ficado “magoado” pelos questionamentos judiciais contra a reabertura do comércio. E admitiu que houve alguns embates durante a reunião desta quinta-feira (07/05), principalmente por causa de intervenções por parte dos MPs.

A fim de atender algumas das exigências, Ibaneis afirmou que vai ampliar os pontos de distribuição de máscaras pelo DF. Segundo ele, o pico da curva de crescimento da Covid-19 na cidade será em junho.

O governador acredita que, atualmente, entre 330 mil e 340 mil da população está constantemente nas ruas.

Há outros pedidos feitos por Kátia Balbino. Por exemplo, os shoppings não poderiam receber crianças e teriam limitação de público. Na segunda-feira (11/05), o Executivo local deve apresentar a documentação a fim de provar a segurança da retomada das atividades.

No caso dos idosos, a magistrada recomendou que saiam apenas se não estiverem acompanhados de muitas pessoas e que não frequentem locais com grande aglomeração. A juíza mostrou preocupação com a fiscalização das normas, especialmente nas áreas mais humildes.

Metrópoles 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui