Em meio ao novo pico de Covid-19 no país e ao colapso do sistema de saúde de Manaus, o governo Bolsonaro enviou aos Estados Unidos um dos quatro aviões com maior capacidade de carga da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo informações de Igor Gielow, da Folha de S.Paulo, o avião de transporte KC-390 Millennium chegou na terça-feira (12) em Alexandria, Louisiana (EUA), e ficará até 5 de fevereiro participando de um treinamento militar no país.

A aeronave pode levar até 26 toneladas e foi utilizada em diversas missões de apoio à pandemia ao longo do ano. Na quarta-feira (13), uma dessas aeronaves levou 8 toneladas de equipamentos para Manaus.

A capital do Amazonas atualmente depende do transporte de oxigênio para conseguir suprir a demanda dos hospitais. A FAB recorreu a outra aeronave para levar cilindros de oxigênio para a cidade. Na quinta-feira (14), foram 18 toneladas em dois voos.

O Ministério da Defesa foi questionado pelo jornal sobre a decisão de enviar o avião e se havia a possibilidade de trazê-lo de volta, mas a pasta ainda não se posicionou.

Fórum

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui