Hospital de Trauma de Campina Grande — Foto: João da Paz/Ascom/Divulgação

Uma menina de 5 anos foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (19), pelo menos 12 horas após ter sido picada por uma cobra da espécie cascavel. O acidente teria acontecido na tarde da quinta (18), quando ela brincava com outra criança no quintal da casa, localizada na zona rural do município de Caturité, no Agreste da Paraíba.

À TV Paraíba, a família da paciente disse que ela não contou sobre o acidente. Por isso, ela só foi levada ao hospital quando começou apresentar sintomas durante a noite e a madrugada.

A garota deu entrada na unidade hospitalar consciente, mas com dificuldade para manter os olhos abertos e responder. Ela está sendo tratada com soro antiofídico e passa por procedimentos de hidratação. Até a tarde desta sexta, a pressão arterial dela estava estável.

De acordo com a médica Noadja Cardoso, que deu início ao tratamento da menina, a situação dela é preocupante por causa da demora na procura pelo atendimento médico, assim como pela alta possibilidade de mortalidade causada pela picada do animal.

“Pode chegar a 72% [a taxa de mortalidade] quando não tratada em tempo hábil. O veneno é altamente nefrotóxico, neurotóxico e muscular. Vamos esperar a reposta dela. O veneno circulante vai ser eliminado ou neutralizado pelo soro”, explicou a médica.

Apenas em março deste ano, três crianças picadas por cascavéis foram atendidas no hospital. Os acidentes, no entanto, são mais frequentes com cobras da espécie jararaca, mais comum na região (veja dados abaixo).

Total de atendimento de 1º a 18 de março de 2021

  • Pacientes picadas por jararaca – 24
  • Pacientes picados por cascavel – 5

A médica reforçou que a em casos de acidente com picadas de animais, os pacientes devem procurar o hospital imediatamente, para que recebam tratamento no período adequado.

G1PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui