A Paraíba é o quarto estado do Nordeste com mais testes aguardando resultado. (Foto: Reprodução)

Um levantamento feito pelo UOL aponta que o Brasil tem hoje 23.152 testes de coronavírus ainda sem resultado.  Os dados foram coletados até a última quarta-feira (22), e desse total, o Nordeste concentra 79% dos exames que aguardam diagnóstico.

A Paraíba é o quarto estado do Nordeste com mais testes aguardando resultado. Só perde para o Maranhão com 4.115 casos em espera, Bahia e Ceará.

O Piauí é o único estado nordestino que informa não ter fila de exames em aberto.

“Creio que podem ter alguns fatores como a própria logística para entrega dos testes, o aumento de casos em alguns estados, além das dificuldades de execução dos testes que tem de ser ampliada em todo o pais”, diz Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, que cuida da operação de expansão testes pela entidade.

Desde o início da epidemia, o Brasil tem expandido sua rede de processamento de testes para coronavírus. Inicialmente, o país só conseguia analisar 3.000 exames por dia, número que já saltou para 10 mil. O plano nacional é chegar à marca de 30 mil testes por dia nos laboratórios públicos em maio, segundo a Fiocruz. Além disso, os laboratórios particulares do grupo privado Dasa pretendem processar outros 3 milhões de exames em seis meses em parceria com o Ministério da Saúde.

Um outro levantamento realizado informou que a Paraíba juntamente com Pernambuco, são os que menos realizam testes nos pacientes suspeitos de contaminação e, em consequência, têm a maior subnotificação de casos no Brasil. A Paraíba tem a menor taxa de notificação do país com 2,2%. A média brasileira é de 8%.

ClickPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui