(Foto: Twitter/Andrés Arauz)
O Conselho Eleitoral do Equador anunciou Andrés Arauz, candidato do movimento de esquerda União pela Esperança (UNES) apoiado pelo ex-presidente Rafael Correa, como vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais no país. A surpresa do dia foi Yaku Pérez, candidato do movimento indígena e ativista ambiental ecossocialista, que conquistou 20,04% dos eleitores e ocupa a segunda posição, se credencar a disputar o segundo turno.
Sputnik – De acordo com os resultados de uma contagem rápida oficial, Andrés Arauz – cujo mentor é o ex-presidente Rafael Correa – obteve 31,50% dos votos. Com isso, o economista de 36 anos avança para o segundo turno, previsto para 11 de abril, mas ainda sem saber quem será seu adversário.
A surpresa do dia foi Yaku Pérez, candidato do movimento indígena e ativista ambiental, que conquistou 20,04% dos eleitores e ocupa a segunda posição. No entanto, ele é seguido de perto pelo direitista e ex-banqueiro Guillermo Lasso (19,97%), que vinha sendo apontado nas pesquisas como o principal rival de Arauz no pleito.
A contagem rápida foi realizada com base em uma amostra de 2.193 atas eleitorais de um total de 2.425 juntas eleitorais. A força demonstrada por Pérez agora embaralha um cenário que se previa polarizado entre a esquerda tradicional e a direita liberal.
De acordo com o analista político Jorge Ortiz, citado pela agência Associated Press, o desempenho de Pérez “não se justifica apenas pelo voto das populações indígenas e dos defensores da pauta ambiental, mas mostra que o candidato também conseguiu mobilizar uma parte considerável do voto jovem e urbano.”
Em uma entrevista após o anúncio do Conselho Eleitoral, Pérez disse aos jornalistas, segundo a agência Reuters, que tinha conquistado votos suficientes para chegar ao segundo turno, e que estava realizando uma vigília em frente ao centro de apuração em Quito para evitar a manipulação dos votos.
“Viemos com o plano de fazer uma vigília, de maneira ativa e respeitosa, mas para defender a vontade da grande maioria de equatorianos que veem esperanças de mudanças”, disse Pérez, citado pela Reuters.
O sentimento popular deve ser respeitado. Estejam certos de que vamos cuidar de cada voto até o último. Obrigado pelo apoio infinito que nos transformou em #YakuPower. Estamos no segundo turno!
Lasso, por sua vez, liderou uma comemoração na maior cidade do país, Guayaquil, onde ofereceu uma coletiva de imprensa e seus simpatizantes gritavam “segundo turno” e “Lasso presidente”.
“O resultado da contagem rápida nos coloca no segundo turno […] digo a nossos partidários que mantenhamos a calma, quando tivermos 100 por cento das atas apuradas, ficará confirmado que estamos no segundo turno”, declarou Lasso.
Brasil 247