Câmara em Foco

Chuva no Grande Recife deixa pelo menos 6 mortos; alertas seguem nesta quinta-feira (6)

Só na capital pernambucana, o acumulado de chuva nas últimas 24h ultrapassou o esperado para todo o mês de fevereiro

Registros da chuva no Grande Recife | Reprodução/Redes sociais

O forte temporal que atinge o Grande Recife desde a manhã de quarta-feira (5) já deixou pelo menos seis mortos (saiba mais abaixo). Só na capital pernambucana, o acumulado de chuva nas últimas 24h ultrapassou o esperado para todo o mês de fevereiro: foram 150 milímetros de água, sendo que a média nos últimos 20 anos foi de 91 mm.

Autoridades renovaram os alertas para temporal nesta quinta-feira (6). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a previsão é de que as chuvas continuem ao longo do dia, avançando, inclusive, para o Agreste do estado.

Na capital pernambucana, o Centro de Operações do Recife renovou, mais uma vez, o alerta máximo para chuvas, pedindo para que os moradores permaneçam em casa, exceto em casos de risco de deslizamento, inundação ou desabamento.

A Prefeitura do Recife alerta que os moradores de áreas de risco procurem locais seguros ou abrigos do município em caso de necessidade. 10 abrigos, com capacidade para 800 pessoas, foram disponibilizados pela administração municipal:

  • Centro Social Bidu Krause (Totó);
  • Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba);
  • Escola Municipal Célia Arraes (Várzea);
  • Escola Municipal de Água Fria (Água Fria);
  • Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira);
  • Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro);
  • Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura);
  • Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral);
  • Igreja Batista do Caçote (Areias);
  • Igreja Batista Nacional (Coqueiral).

Mortes

A primeira morte aconteceu ainda na manhã de quarta-feira, quando um homem foi encontrado morto no bairro da Boa Vista, em Recife. Imagens mostram o corpo da vítima, que teria sofrido um choque elétrico, boiando em uma área alagada da Rua Dom Bosco. Segundo o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), uma equipe foi acionada às 8h54 para o atendimento e constatou o óbito ainda no local.

Durante a tarde, o Corpo de Bombeiros confirmou que outros dois corpos foram encontrados. Um no bairro da Estância, na Zona Oeste da capital, e outro na Vila da Fábrica, no município de Camaragibe. Os dois teriam sido arrastados pela enxurrada.

No fim da noite, o corpo de uma mulher também foi encontrado às margens da PE-022, em Paulista, sob a suspeita também de descarga elétrica.

Já na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), confirmou que mãe e filha morreram após um deslizamento de barreira no Córrego da Bica, no bairro Passarinho. A casa em que as mulheres, de 53 e 23 anos, estavam foi atingida por volta das 4h. Os corpos das duas foram encontrados por volta das 6h30.

Aulas suspensas

As aulas presenciais em escolas e creches da rede municipal do Recife seguem suspensas. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas no Campus Recife.

A recomendação da prefeitura é que escolas e faculdades particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida.

Abastecimento de água paralisado

As chuvas provocaram a paralisação de 15 sistemas de abastecimento de água devido à falta de energia ou pela qualidade da água bruta de mananciais, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água foi acionado em áreas de morro, suspendendo o abastecimento dessas áreas de forma preventiva.

Foram afetados os municípios de Aliança, Carpina, Itaquitinga, Timbaúba, Belém de Maria, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Olinda, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Recife.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo