China suspende importação de 4 frigoríficos brasileiros


Ministério da Agricultura disse que a China não apresentou motivos formais para a decisão de interromper a compraDivulgação/MPT – 30.jun.2020

A China suspendeu na 2ª feira (29.jun.2020) a importação de carne de 4 frigoríficos do Brasil, informou o Ministério da Agricultura. Um deles, a unidade de Passo Fundo (RS) da JBS, já estava com a atividade paralisada por determinação judicial. Os outros são: as plantas da Agra em Rondonópolis (MT), da Margrig em Várzea Grande (MT) e da Minuano em Lajeado (RS).

A suspensão das exportações da unidade da JBS em Passo Fundo (RS) veio do próprio Ministério da Agricultura, depois que uma decisão judicial interditou a filial pela 2ª vez devido à confirmação de que funcionários estavam infectados com o novo coronavírus. Por isso, já era esperado que ela não constasse na lista atualizada da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês).

No entanto, ao ser publicada nesta 2ª, a relação de frigoríficos autorizados a exportar carne ao mercado chinês excluiu também as unidades da Agra, Margrig e Minuano. A lista pode ser consultada no site da GACC.

Em nota enviada ao jornal Valor Econômico, o ministério disse que a China não apresentou motivos formais para a decisão de interromper a compra. A pasta informou que está prestando todas as informações necessárias à GACC.

O ministério está mantendo contatos frequentes com a GACC no intuito de prestar as informações requeridas de forma ágil e transparente, mas também para reforçar que as decisões sobre eventuais suspensões de importação devem ser embasadas em informações científicas“, afirmou o ministério.

O governo da China apertou as restrições de importação de carne com a pandemia do novo coronavírus. As autoridades do país pediram que sejam suspensos todos os frigoríficos que tenham casos diagnosticados entre os funcionários.

Poder360

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *