Candidato a prefeito de São Vicente do Seridó é preso em operação da PF contra desvio de recursos públicos
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (27) a Operação Inside Out, voltada para o combate a possíveis desvios de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro no município de São Vicente do Seridó, entre os anos de 2018 e 2020. Durante a ação, Nenê Dantas, marido da ex-prefeita Maria Graciete Nascimento Dantas e candidato a prefeito da cidade, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
PB Agora/Datavox: 79% acreditam na vitória de Cícero do Carmo em Alcantil; apenas 10% apostam em André Felipe
As investigações levaram à execução de mandados de busca e apreensão nas residências da ex-prefeita, de Nenê Dantas, que também atuou como secretário de transportes, e do genro do casal, ex-secretário de administração e proprietário da empresa sob investigação.
De acordo com as apurações, a prefeitura contratou uma empresa de fachada para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), utilizando recursos federais no valor de R$ 627.283,24. No endereço registrado como sede da empresa, os agentes encontraram uma padaria em funcionamento e nenhum funcionário relacionado à obra da UBS estava registrado.
Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pela 4ª Vara Federal de Campina Grande/PB, sendo um cumprido na zona rural de São Vicente do Seridó e dois em Campina Grande, nos bairros Jardim Tavares e Liberdade. Além disso, o sigilo fiscal da empresa investigada foi quebrado por ordem judicial.
Os envolvidos poderão ser processados por apropriação de verbas públicas, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e associação criminosa, crimes que, somados, podem resultar em penas de até 29 anos de prisão.
A operação recebeu o nome de “Inside Out” em referência à suposta utilização de informações privilegiadas por agentes públicos e pessoas próximas à gestão municipal para favorecer a empresa investigada nas licitações.
PBAgora