A edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) desta quarta-feira (27) traz a publicação de uma convocação de assembleia geral extraordinária a ser realizada com os acionistas do LIFESA – Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba S.A..

De acordo com o DOE, dentre outros temas, na pauta principal está a “anulação de todos os atos de integralização de capital social e alteração societária do LIFESA ocorridos desde o ano de 2001“.

Ainda segundo o documento, a orientação de anulação dos atos partiu “das conclusões do Parecer nº. 2263/2020 da Procuradoria-Geral do Estado e do Relatório nº. 107/2019 da Controladoria-Geral do Estado“.

Lifesa

A Lifesa se tornou objeto de investigação do Ministério Público durante investigações da Operação Calvário que descobriram o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e o lobista Daniel Gomes da Silva como sendo sócios ocultos da empresa estatal. A descoberta teria sido possível graças a delação do próprio lobista durante depoimento.

Na delação, Daniel Gomes teria revelado detalhes do esquema ilegal afirmando que tudo teria sido possível graças a participação da empresa Troy SP Participações que estaria em nome de laranjas dele e do ex-governador. Os laranjas teriam sido identificados como Maurício Neves e Sergio Motta.

O esquema possibilitava que o principal cliente da empresa fosse o Governo da Paraíba na gestão de Ricardo Coutinho que, na época, já era sócio oculto da empresa e também governador do Estado.

Ainda durante as investigações da Operação Calvário, descobriu-se que em apenas um dos contratos firmados entre o Governo do Estado e a empresa, com validade de um ano (março de 2016 – março de 2017), o valor era superior aos R$ 75 milhões.

Um dos alvos de exploração comercial da empresa, segundo as investigações, iria utilizar terras do Governo Federal e pesquisas realizadas por cientistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca do uso medicinal do canabidiol para comercialização e lucro privado.

Confira abaixo a convocação:

 

ParaíbaRádioBlog 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui