Segundo país em número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos, Brasil caminha para assumir a segunda posição em óbitos, podendo superar o Reino Unido
(foto: Paulo Lopes/Estadão Conteúdo)

O Brasil ultrapassou a marca de 700 mil infectados pelo coronavírus desde 26 de fevereiro, quando foi registrado o primeiro caso em São Paulo. De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, o país somou 15.654 novas contaminações e teve 679 mortes nesta-segunda-feira. O número de novos curados é 6.088.

Desta forma, os brasileiros somam 707.412 casos no total e só estão atrás dos Estados Unidos, que estão prestes à atingir a marca de 2 milhões decontaminados. Os sul-americanos caminham para superar o Reino Unido no número de mortes ao contabilizar 37.134 ao todo. O país europeu, que vem reduzindo a marca diária de vidas perdidas, chegou ao 40.680 nesta segunda-feira.

Durante entrevista realizada nesta tarde, o secretário-executivo da Saúde, Elcio Franco,  informou que os números sobre o coronavírus voltarão a ser divulgados por volta das 18h. Anteriormente, a pasta vinha divulgando o balanço às 22h por determinação do presidente Jair Bolsonaro.

Ele chegou a indicar que o ministério passaria relatar apenas mortes que ocorreram nas últimas 24 horas. Mas a pasta manteve a metodologia de somar registros de mortes em 24 horas às dos dias anteriores.

A redução de mortes diárias na segunda-feira (assim como aos sábados e domingos) em relação aos demais dias da semana é visto como algo normal. Os óbitos desta segunda-feira não chegam de perto aos mais de 1 mil registrados na semana passada. O governo alegou que a diferença ocorre porque alguns sistemas de coletas de dados de estados e municípios não são atualizados nos finais de semanas para serem totalizados.

Estado de Minas 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui